sábado, 13 de julho de 2013

Equipando o bandejão da UENF: as diferentes licitações, seus objetos, valores e prazos


Minha postagem recente aqui neste blog sobre uma série de licitações que estão sendo realizadas para equipar o restaurante universitária (bandejão) da UENF me renderam uma tentativa de admoestação por um colega numa lista eletrônica da qual participam apenas docentes da instituição. Segundo esse colega eu estaria distribuindo informações inverídicas sobre os pacotes de licitações que estão sendo realizadas. A conversa não foi muito longe porque eu indiquei que a "fonte" dos meus dados era o próprio Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

Mas esse colega de forma inadvertida ou não já até revelei que um dos editais (o PE 023/13) já até teve vencedor, o que indica que os bens serão adquiridos para serem colocados no bandejão quando a obra for finalmente concluída.

De toda forma, como eu verifiquei a existência de SETE editais de licitação para a compra de diferentes itens para equipar o bandejão, resolvi disponibilizá-los para conhecimento geral como, aliás, indica a legislação referente à transparência na administração pública.

Abaixo seguem os editais por dia de publicação, número e objeto


DIA DE PUBLICAÇÃO NO DOE: 26.06.2013

PE 023/2013 - aquisição de mobiliário - R$ 46.154,28
PE 024/2013- aquisição de câmaras frigoríficas - R$ 184.276,84
PE 025/2013-  aquisição de utensílios de cozinha - Valor R$ 18.321,10
Data da Fase de lances: 08.07.2013



DIA  DE PUBLICAÇÃO NO DOE: 10.07.2013

PE 026/2013- aquisição de portas e corrimãos - R$ 23.505,40
PE 027/2013 - aquisição de bebedouros, catracas de acesso e balanças eletrônicas - R$ 11.873,06
Data da fase de lances: 22.07.2013



DIA DE PUBLICAÇÃO NO DOE: 12.07.2013

PE 028/2013 - aquisição de aparelhos de ar condicionado  - R$ 91.746,67
PE 029/2013 - aquisição de equipamentos, mobiliários e utensílios- R$ 646.439,45
Data da fase de lances: 24.07.2013



Em função dos dados acima, algumas curiosidades:

No debate em que compartilhei a mesa com o prefeito do campus da UENF, Pof. Gustavo Xavier, ele nos informou que o custo da obra ficaria em torno de R$ 3,3 milhões, podendo ficar um pouco acima desse valor em função do que ocorrer acima das expectativas atuais no processo de construção.  O somatório desses editais resulta num gasto estimado de R$ 1.022.316,40, o que elevaria o custo final da construção e equipagem do bandejão a 4.322.316,40, o que é um valor respeitável, especialmente levando-se em conta o tempo de duração da obra (quase cinco anos).

Uma das minhas curiosidades tem a ver com o período razoavelmente curto entre o lançamento dos editais no DOE e data limite para a apresentação de proposta que é de apenas DOZE dias. A minha curiosidade se deve ao fato de que tenho a informação de que a legislação permite que esse prazo seja de TRINTA dias. Assim, qual é a pressa, já que a obra só deve estar concluída, na melhor das hipóteses segundo o que declarou o próprio prefeito, em Setembro.

A segunda curiosidade tem a ver como o modelo de gestão. Se a UENF está investindo tanto em equipar o bandejão, qual é o sentido de entregar a administração para uma empresa privada? E qual é o retorno que essa empresa terá de dar por ganhar um bandejão novo e totalmente equipado para gerir?

Mas uma coisa é certa: ou os principais interessados no bom funcionamento do bandejão e a preços acessíveis se mobilizam para ter o desejado nível de transparência ou esse investimento todo só vai servir para alguma empresa ganhar dinheiro às custas da comunidade universitária da UENF sem ter feito qualquer investimento na sua construção e equipagem.