sexta-feira, 6 de abril de 2012

PROFESSORES DA UERJ VÃO PARAR PARA TER REGIME DE DEDICAÇÃO EXCLUSIVA


Aparentemente a paciência dos docentes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com o (des) governo Sérgio Cabral está chegando ao fim. Pelo menos é o que mostra a matéria abaixo publicada pelo Jornal O GLOBO. 

A verdade é que fruto de uma política claramente de sucateamento por parte de sucessivos governos estaduais, a UERJ hoje agoniza a céu aberto. A implantação do regime de Dedicação Exclusiva permitiria que seus docentes pudessem se debruçar com mais energia à árdua tarefa de garantir a sobrevivência da nossa mais importante universidade estadual do Rio de Jsneiro.

Talvez seja por isto mesmo que o (des) governo Cabral não quer conceder a UERJ. Os membros do governo Cabral que temem o pensamento crítico e o trabalho científico independente têm mesmo é medo do que as universidades estaduais podem significar em termos da formulação de uma proposta de desenvolvimento econômico que seja socialmente equitativo e ambientalmente sustentável.



Professores da Uerj vão parar na próxima quarta-feira

Docentes reivindicam implantação do regime de dedicação exclusiva na instituição

RIO - Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) vão parar as suas atividades durante a próxima quarta-feira (11) pela implantação do regime de dedicação exclusiva na instituição. Um ato está marcado para às 12h e uma assembleia será realizada às 15h, no auditório da pós-graduação da Faculdade de Serviço Social. Os professores reivindicam o envio imediato da proposta da universidade, aprovada no Conselho Universitário, à Assembleia Legislativa do estado do Rio de Janeiro (Alerj).

Segundo levantamento feito pela Associação de Docentes da Uerj (Asduerj), a partir de dados da Superintendência de Recursos Humanos da universidade, os pedidos de exoneração de professores cresceu 400% nos últimos dois anos. A justificativa encontrada para o aumento expressivo foi o achatamento dos salários da instituição e o aumento da oferta de vagas em outras universidades que oferecem salários maiores e regime de trabalho com dedicação exclusiva.

O Plano de Carreira Docente da Uerj, aprovado em dezembro de 2008 na Alerj, já prevê a criação da dedicação exclusiva ao término da implantação do plano, que ocorreu no fim do ano passado. O dispositivo, entretanto, ainda precisa ser regulamentado. A Asduerj afirma que das maiores universidades brasileiras, a Uerj é a única que não possui a modalidade.