sexta-feira, 26 de julho de 2013

Professor Titular 20 horas, uma odisséia no espaço precarizado criado pela reitoria da UENF


Eu até ia dormir mas o cafezinho depois do jantar me mantem acordado. E ai não posso deixar de compartilhar minha curiosidade sobre como serão os futuros concursos para professores titulares 20 horas na UENF. A primeira coisa estranha é achar que alguém que se preza aceitaria ser titular 20 horas. Podemos até achar professor reserva 20 horas, mas titular é demais. 

Mas vamos lá, suponhamos que essa figura enigmática seja criada. Quem é que preencheria o perfil de um titular 20 horas. Vá lá que tem titular nessa universidade que está mais para reserva, mas digamos que todos preencheram alguns requisitos (por mínimos que fossem) para ascenderem a essa condição. Mas um professor titular 20 horas teria de ser alguém que foi rebaixado ou aposentado em outro canto e aceitaria vir para Campos em troca de uns trocados. Agora, o que essa figura precarizada vai acrescentar? Alguém, fora os gênios que propuseram e aprovaram essa geringonça, quem acha que isso viável?

Por outro lado, vamos imaginar o dia do concurso de um professor titular 20 horas. Essas bancas de concurso vão ter de ser todas compostas por professores da UENF. Afinal, imagina o mico que vai ser chamar um professor titular de uma universidade respeitável para fazer parte de um concurso de professor titular horista!! 

A verdade é que esse aspecto tragicômico da forma atropelada, autoritária e anti-democrática que essa minuta foi empurrada goela abaixo da UENF só poderia resultar em algo assim: um mico! Mas certamente quem aprovou que embale o concurso que tem tudo para virar uma sessão de "stand up comedy".

Finalmente, como tem gente que tentou, tentou e tentou e não conseguiu ser professor titular, agora talvez seja chegada a hora, só que pela metade do tempo e do salário (congelado diga-se de passagem pela tabela aprovada por essa mesma maioria que aprovou a quebra da DE). Vamos ver quem se habilita! Afinal, pagar mico para ganhar menos só mesmo alguém muito peculiar para aceitar.