segunda-feira, 29 de julho de 2013

Brasil 247 repercute luta dos agricultores do Açu para terem suas terras de volta

Agricultores pedem terras de volta a Eike

Do espaço de 70 quilômetros quadrados, o equivalente a 7 mil campos de futebol, desapropriados pela Companhia de Desenvolvimento do Rio de Janeiro (Codin), vinculada ao governo do Estado, só 10% estão ocupados para a construção do complexo industrial do porto do Açu, o projeto mais ousado do empresário

247 – Cerca de 300 famílias de agricultores que tiveram suas terras desapropriadas para a construção do complexo industrial do porto do Açu, no norte do Rio de Janeiro, o projeto mais ousado do empresário Eike Batista, reclamam a área de volta.
Do espaço de 70 quilômetros quadrados, o equivalente a 7 mil campos de futebol, desapropriados pela Companhia de Desenvolvimento do Rio de Janeiro (Codin), vinculada ao governo do Estado, só 10% estão ocupados por obras.

O projeto de Eike, hoje atolado em dívidas, previa a instalação de siderúrgica, cimenteiras, termelétrica, um polo metal mecânico, entre outras empresas. Ele chegou a negociar, inclusive, a vinda de uma fábrica de produtos da Apple para o Açu.