domingo, 14 de julho de 2013

Morreu Bertha Becker, uma geógrafa brasileira por excelência


No dia de ontem morreu a professora Bertha Becker, um dos expoentes da Geografia no Brasil nos últimos 50 anos, e que foi minha professora no programa de mestrado em Geografia da UFRJ no cada vez mais distante ano de 1987. 

No ano passado tive a chance e o prazer de uma longa conversa com a Profa. Bertha num encontro científico (Planet under Pressure) que ocorreu em Londres. Lá o que ela me disse é que eu deveria continuar "perturbando" e incitando as pessoas a pensarem de forma crítica sobre o mundo em vez de ficarem repetindo as coisas como "papagaios". Vindo de alguém com que eu tinha grandes diferenças de opinião, mas que aprendi a respeitar, isto soou como uma tarefa que ela me dava para executar.

Aliás, a Profa. Bertha me disse que eu tinha de publicar algo que eu havia estudado, e que agora estou tentado levar a cabo. Bons mestres são aqueles que sempre nos dão tarefas para que possamos continuar o que eles deixam por fazer, concordemos com que eles pensem ou não.

A ela inclusive a minha admiração por ter sempre me aceito como eu era, sem querer me "domesticar" ou me tornar algo que ela deveria saber não conseguiria. E sempre tratar como seu "aluno". A ela meu obrigado por tanta cordialidade.