quarta-feira, 24 de julho de 2013

Jornal inglês acusa PM do Rio de Janeiro de praticar violência na cidade

Com os grandes eventos, The Sun afirmou que policiais 'arranjaram' motivos para hostilidade

Por Esporte Interativo | Yahoo! Esporte Interativo 

Getty Images - Polícia do Rio de Janeiro foi duramente criticada pelo The Sun

Com a aproximação da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, e o Brasil sendo país-sede, investimentos estão sendo feitos no país para que tudo ocorra da melhor forma possível. E um dos principais pontos que foram mereceram uma atenção especial foi a segurança.

Entretanto, para o tabloide inglês The Sun, as competições foram apenas uma "iniciativa" para que a polícia do Rio de Janeiro usasse e abusasse da violência. Para o veículo, a PM está praticando uma "limpa" na cidade, com policiais recorrendo às armas e se vangloriando de mortes.

Na reportagem, o The Sun frisou que a força combate ao tráfico, mas usa da hostilidade para diminuir a ação de bandidos e traficantes.

"O slideshow grotesco testemunha a carnificina sanguenta que a guerra contra as drogas provoca nas favelas, algo que você esperaria dos bandidos, e não da polícia. Ainda assim, os oficiais de polícia tem como missão limpar as favelas antes da Copa e das Olimpíadas", afirma o tabloide.

Na matéria, o The Sun cita, ainda, um policial, que teria tirado fotos com seu celular de um bandido morto durante as operações. A reportagem diz que 1.590 pessoas foram mortas pela polícia na cidade de 2010 a junho de 2012 e ainda revelam que, pelo menos, oito mortes no Complexo da Maré no último mês.

Em resposta ao jornal, o sargento Daniel Pinheiro afirmou que a polícia apenas se defende da violência por parte da bandidagem.

"É o bem contra o mal. O Comando Vermelho tem armas melhores que as nossas. Mas não são tão guerreiros. São covardes. Não vamos às favelas querendo matar ninguém. Nós apenas matamos bandidos quando somos atacados", declarou.