quarta-feira, 8 de maio de 2013

Ururau informa: Acciona reúne funcionários para esclarecer suspensão de contrato


Carlos Grevi

Os 1.600 trabalhadores ficarão em stand-by recebendo à disposição da empresa

Após informar a suspensão temporária do contrato de prestação de serviços com a OSX Construções Navais S/A, a empresa Acciona Infraestruturas reuniu seus funcionários na manhã desta quarta-feira (08/05), no campo Goytacaz Futebol Clube, na Rua dos Goytacazes, no Centro de Campos.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e do Mobiliário do Estado do Rio de Janeiro (Sticoncimo-RJ), José Eulálio, a empresa está tirando as dúvidas de seus funcionários, onde os mesmos terão posse de um documento para ficar em casa à disposição da Acciona com os salários sendo pagos.



Ainda de acordo com José Eulálio, 230 trabalhadores de outros estados pediram para ir embora, e por isso, nem estão no local, diferentemente dos outros 1.600 funcionários. “Para todo mundo ter a garantia, a empresa está fazendo isso tudo junto com o sindicato”, disse.

A assessoria da Acciona, no entanto, revelou através de e-mail nesta terça-feira (07/05), que estaria verificando o número de funcionários que estariam em stand by, mas afirmou categoricamente que as 203, e não 230, demissões teriam ocorrido de maneira voluntária, não tendo nenhuma relação com a paralisação de atividades.


Sobre o tempo que os funcionários ficarão em stand-by, o presidente do sindicato esclareceu: “O tempo é indeterminado, porque a gente não sabe se a renovação de contrato da OSX com o Grupo EBX vai acontecer em 30 ou 40 dias”, afirmou ele completando que a Acciona possui outro grupo de funcionários trabalhando normalmente para a LLX e que com a renovação a empresa retonaria automaticamente a prestação de serviços.

Um dos funcionários, Clodeildo dos Santos, espera que a situação se resolva de maneira imediata. “Não estou com medo, porque sei que a empresa é ótima. Agora o que está acontecendo, espero que se resolva em um mês, porque depois desse tempo nenhuma empresa vai aguentar isso, ficar pagando a gente em casa”.

NOTA DA EMPRESA ACCIONA INFRAESTRUTURAS

A Acciona informa que reuniu hoje (08/05) os colaboradores de mão de obra direta no projeto da OSX, com o objetivo de informá-los sobre a suspensão temporária das atividades e assegurar a manutenção do contrato de trabalho.

Em respeito aos seus colaboradores, a empresa presta os esclarecimentos necessários para tranquilizá-los neste momento.

A empresa se compromete a continuar a informá-los à medida que surjam novos fatos sobre a situação. 

A suspensão temporária do contrato somente se aplica na construção da Unidade de Construção Naval (UCN) e não no resto das obras de construção dos quebra-mares e cais na entrada do Porto do Açu, cujas obras se encontram em andamento normal, com o ritmo previsto e cronograma adiantado.

NOTA DA OSX

A OSX Construção Naval S/A esclarece que segue negociando com a Acciona iniciativas pertinentes ao contrato de prestação de serviço vigente, conforme a adaptação do ritmo de implantação do estaleiro ao atual cenário do mercado no País. A expectativa da OSX é que ambas as partes definirão em conjunto os passos subsequentes, dentro dos objetivos comuns que as unem. A OSX reitera ainda que os ajustes que estão sendo realizados fazem parte de um processo de adequação à atual carteira de encomendas, devendo tal adequação abranger também serviços de apoio e serviços terceirizados. As obras do estaleiro seguem concentradas nas áreas e estruturas necessárias ao desenvolvimento dos projetos em carteira.

URURAU