sexta-feira, 3 de maio de 2013

Ururau confirma: OSX demite funcionários que trabalhavam no Porto do Açu, em SJB

Vagner Basilio/Ururau

Segundo assessoria, ainda não se tem um número oficial de demitidos

Funcionários da OSX, empresa do Grupo EBX, que trabalhavam na construção do Superporto do Açu, no município de São João da Barra, foram demitidos na manhã desta sexta-feira (03/05). Em matéria publicada pelo Site Ururau, no último dia 14 de abril, foram confirmadas outras 80 demissões.

Em nota enviada pela assessorria de impressa, ainda não se tem o número oficial de demissões. A OSX informa que os ajustes que estão sendo realizados no quadro de funcionários da companhia fazem parte de um processo de adequação da equipe à sua atual carteira de encomendas, que conta com unidades contratadas pela OGX, Petrobras, Sapura e Kingfish. 


Este processo visa uma adaptação ao atual cenário do mercado no País neste ano. Com um ajuste da equipe de colaboradores do estaleiro, é natural que serviços de apoio também sofram adequações, o mesmo ocorrendo com serviços terceirizados. As obras do estaleiro seguem concentradas nas áreas e estruturas necessárias ao desenvolvimento dos projetos em carteira. 

Segundo o presidente do Sindicato da Construção Civil, José Eulálio, até o início da tarde, o órgão ainda não havia sido comunicado sobre as demissões.


INVESTIMENTOS EM QUEDA

O empresário Eike Batista, que figurou por diversas vezes no topo do ranking da revista Forbes e ano passado caiu para a sétima posição, com uma fortuna avaliada em US$ 30 bilhões, despencou 93 posições, de acordo com a última publicação, reduzindo seu patrimônio ao valor estimado de US$ 10,3 bilhões. De acordo com a revista Época Negócios, as perdas de eike se devem especialmente à queda no preço das ações de suas empresas da holding EBX.

Indicado como símbolo de prosperidade e empreendedorismo, vem assistindo à queda das ações de suas empresas na bolsa de valores e a desistência dos parceiros estrangeiros, iniciada em 2012, quando alegando falta de infraestrutura como ferrovia e terminais portuários a siderúrgica chinesa Wuhan Iron and Steel Corporation (Wisco), desistiu da parceria com a MMX.

No dia 12 de abril em ocasião da inauguração da Fábrica de Sucos do Grupo Arbor, e, Campos, o governador Sérgio Cabral também falou sobre as dificuldades que o empresário brasileiro vem enfrentado e a força conjunta das diversas esferas que devem amparar o empreendimento.

“Temos que dar todo apoio ao empresário Eike Batista, um empreendedor corajoso. Quem for ao Açu pode até achar que é obra de governo e não do setor privado. Infelizmente no Brasil às vezes temos a mania de em alguns setores punir o empreendedor. O Eike merece todo nosso apoio, da Petrobras, do Governo Federal, do Estado, de todas as Prefeituras, porque o que ele está fazendo poderia ser muito mais fácil vender, se acomodar e ir embora. É para tirar o chapéu e apoiá-lo”.