quarta-feira, 8 de maio de 2013

OGX na Bovespa: no ritmo de uma montanha russa radical


Veja a incrível quarta-feira da OGX em um gráfico

Após subida de quase 10% ao longo do dia, papéis terminam com baixa de iguais 10%

Gustavo Kahil, de

Getty Images
A OGX apresenta o balanço do primeiro trimestre amanhã, após o fechamento da bolsa

São Paulo – Não há como encontrar uma analogia melhor para o desempenho das ações da OGX (OGXP3) nesta quarta-feira do que a de um passeio em uma montanha-russa das mais radicais do mundo. 

Na primeira sessão após o bastante esperado anúncio de venda de participação de 40% no campo de Tubarão Martelo para a malaia Petronas, as ações da petroleira de Eike Batista atingiram o céu – alta de 9,74% a 2,14 reais – e o inferno – queda de 9,74% a 1,76 real.

O dia começou com uma reação extremamente positiva, que durou até às 16h30. Os investidores receberam bem a entrada de 850 milhões de dólares em caixa, apesar de parte dos analistas ter avaliado que o valor por barril de óleo recuperável na área ficou abaixo do esperado.

“Os valores indicados parecem abaixo de nosso valuation para as áreas envolvidas na transação. Acreditamos que a transação é positiva por reduzir o endividamento da OGX. Contudo, o valor baixo da transação e a baixa produção de petróleo sustentam nossa recomendação de venda”, indicam Pedro Medeiros e Fernando Valle, analistas da Citi Corretora.

A queda

Os investidores teriam, então, percebido que a operação não foi tão positiva às 16h30? Como ressalta o portal InfoMoney, um operador de um banco internacional observa que esta quarta-feira marca o dia que os fundos passivos do Ibovespa – que precisam comprar as ações do índice e alterar a carteira a cada revisão – passaram a ter os ativos em custódia após a compra na sexta-feira.

Esse movimento, que acontece com todas as ações com mudança no índice, foi especialmente importante para a OGX. A empresa foi a que mais ganhou espaço no último rebalanceamento do índice. A participação saltou de 1,8% para 5% e motivou um forte movimento de compra na semana passada. Como os compradores só recebem efetivamente os papéis em 3 dias (D+3), eles ficaram disponíveis apenas hoje a partir das 16h.

Os fundos passivos não podem vender os papéis, pois perderiam o lastro com o Ibovespa, mas podem aluga-los. E como a demanda para alugar ações da OGX está em alta (a taxa chegou a 100% ao ano durante o dia), assim que os ativos entraram nas gavetas dos gestores dos fundos passivos, saíram para satisfazer a demanda e a queda foi instantânea.

O acordo divulgado ontem também prevê opção de a Petronas adquirir 5% do capital total da companhia, até abril de 2015, a um preço de 6,30 reais por ação de Eike Batista.

A OGX apresenta os resultados do primeiro trimestre na quinta-feira, após o fechamento dos mercados. A teleconferência será realizada na sexta-feira, às 13h.