quinta-feira, 2 de maio de 2013

Grupo EBX: Açu desce, Sudeste sobe!




A nota abaixo publicada pelo Jornal VALOR ECONÔMICA escancara algo que já se sabia, mas não deixa de ser notável: o Grupo EB(X), através da MM(X), reconhece que está nas cordas.

Após perdas bilionárias, agora a palavra em voga no Grupo EB(X) é a "sinergia". Em outras palavras, Eike sabe que sozinho o seu conglomerado vai afundar de vez. 

O interessante é que agora o Porto sudeste, localizado em Itaguai, é que está sendo apresentado como o principal projeto do Grupo EB(X).  Sinal péssimo para o irmão famoso, o Porto do Açu. Parece que de nova Roterdã, São João da Barra está indo para o esquecimento corporativo!


Para MMX, Eike Batista estuda associações

As dificuldades de crédito enfrentadas pelo Grupo EBX tendem a levar o conglomerado do empresário Eike Batista a negociar participações ou ativos em diferentes empresas controladas. A MMX, empresa de mineração do grupo, tem estudado eventuais associações e está atenta à possibilidade de sinergias com outras empresas do setor. Mas descarta fatiar ativos, como o porto Sudeste, previsto para entrar em operação no fim deste ano, em Itaguaí (RJ). O porto deverá embarcar 18 milhões de toneladas de minério de ferro em 2014, segundo simulações que estão sendo feitas. Esse número deverá chegar a 50 milhões de toneladas por ano em 2017, quando o porto estiver a plena carga.