terça-feira, 24 de maio de 2011

PREVISÕES SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS ESTÃO SE CONFIRMANDO:  AUMENTA O NÚMERO E VIOLÊNCIA DAS TEMPESTADES


Os céticos das mudanças climáticas globais devem estar coçando a cabeça para achar algum tipo de explicação para o incrível número de tornados que estão atingindo os EUA em 2011. É que os modelos usados para prever os efeitos das mudanças climáticas globais estão sendo confirmadas pelas incríveis tempestades que estão ocorrendo este ano. 

Esse tornado que varreu a cidade de Joplin no estado do Missouri é apenas mais uma das centenas que já atingiram o centro-oeste com efeitos devastadores, tanto materiais como em termos da perda de vidas humanas.

A questão que estas tempestades colocam é apenas uma: a sociedade humana vai continuar ignorando os efeitos dos estilos dominantes de consumo estão tendo? Se a resposta for sim, o que estamos vendo é provavelmente a ponta do iceberg. Aliás, daqui a pouco nem vamos ter mais icebergs para ver a ponta.



Cidade dos EUA atingida por tornado tem 1.500 desaparecidos; mortos passam de 100

Publicada em 24/05/2011 às 20h43m
O GloboAgências internacionais



RIO - Com mais de 30% das estruturas da cidade totalmente destruídas, os cerca de 50 mil habitantes de Joplin, no Missouri, tentam se reerguer, ao mesmo tempo em que o número de vítimas do tornado mais devastador dos Estados Unidos em quase 60 anos não para de subir.
Há 122 mortes confirmadas, e nesta terça-feira os bombeiros estimaram em 1.500 a quantidade de desaparecidos.




O tornado atravessou Joplin por quase 10 quilômetros danificando mais de 8 mil construções. Com a destruição, a cidade ficou praticamente sem redes de comunicação. Isso, apostam os bombeiros, pode ser a razão de tantas pessoas dadas como desaparecidas, mas as buscas continuam - mesmo que as condições climáticas prometam não dar trégua.

O serviço meteorológico americano previu ainda para esta terça-feira a chegada de mais tempestades no Missouri, que desde domingo, dia da passagem do tornado, vinha enfrentando um momento de relativa trégua.



- Nós estamos esperando tempestades violentas no Kansas e em Oklahoma, e há o risco de que tornados passem de novo por Joplin. É uma área muito propícia a ter grandes tornados - disse Doug Cramer, do Serviço Nacional de Meteorologia.

Há ainda cerca de 750 pessoas feridas. O hospital St. John ficou seriamente danificado. Equipamentos de raio-X foram encontrados há mais de 100 quilômetros do local e alas foram incendiadas com a passagem da tormenta.

Com ventos superiores a 300 quilômetros por hora, o tornado de Joplin foi, de acordo com o serviço meteorológico americano, um dos 68 que passaram pelo meio-oeste dos EUA no fim de semana. A única cidade além de Joplin em que há confirmação de vítimas é Minneapolis (Minnesota), onde uma pessoa morreu.