sexta-feira, 27 de maio de 2011

BARACK OBAMA AINDA VAI  ACABAR FAZENDO HISTÓRIA: VAI SER O PRIMEIRO A  GANHAR O PRÊMIO NOBEL DA GUERRA



As declarações conjuntas dos presidentes Barack Obama e Nicolas Sarkozy não deixam dúvidas: eles querem depor Muammar Kadafi e instalar em seu lugar os "rebeldes" que usam a bandeira imperial da líbia. Até tudo bem, porque impérios devem preferir bandeiras imperiais sendo tremuladas por seus "governos amigos". 

Mas com essas declarações, Obama e Sarkozy rasgam de vez a fantasia de que a guerra contra o governo Kadaffi tem razões humanitárias cuja maior seria proteger os "civis" da brutalidade do exército do ditador líbio. Com os bombardeios de Tripoli isso já estava comprometido, mas agora com a declaração explícita de que EUA e França vão "terminar o trabalho na Líbia", a resolução da ONU foi transformada em passe livre para outra aventura do tipo Iraque/Afeganistão.

De quebra, baseados nesta trajetória belicista daquele que prometia "mudança" e ofereceu "manuntenção do status quo", os organizadores do Prêmio Nobel poderiam acabar com o prêmio para a Paz e instalar logo o da Guerra. Ai teríamos a primeira premiação de uma pessoa em duas categorias; Barack Obama! Já que ele ganhou, acho por engano ou cochilo do Comitê de Premiação, agora está fazendo muito por merecer o da Guerra.