quarta-feira, 25 de maio de 2011

EX-EMBAIXADOR BRITÂNICO DIZ QUE AS TÁTICAS SENDO USADAS NA GUERRA DO AFEGANISTÃO ESTÃO PROFUNDAMENTE ERRADAS


Parece que nem tudo são flores na aliança entre os EUA e o Reino Unido quando a coisa se trata da guerra no Afeganistão. O jornal Guardian acaba de publicar uma reportagem com declarações do ex-embaixador britânico no Afeganistão, Sir Sherard Cowper-Coles, desceu a lenha no comandante das tropas norte-americanas, General David Petraeus, dizendo que Petraus elevou a violência contra os afegãos a níveis inaceitáveis, e que o norte-americano deve estar envergonhado de si mesmo.

Em termos mais objetivos, Cowper-Coles acusou Petraus de estar inflando o número de comandantes talibãs que estariam sendo mortos em combate, numa tática que já foi usada na Guerra do Vietnã. Numa crítica ainda mais contundente, Cowper-Coles afirmou que apesar do aumento de patrulhas ter um efeito tático positivo ao remover insurgentes de determinadas áreas, o problema é que isto é como mover água numa poça, e não alcança resultados duradouros. E o ex-embaixador foi mais longe ao afirmar que um general que inflaciona o número de insurgentes pashtuns que foram mortos deveria estar envergonhado de si mesmo.

Cowper-Coles disse ainda que a tática de Petraus de aumentar a violência é contraproducente para os interesses ocidentais, pois aumento o nível de antagonismo e belicosidade dos afegãos, e torna mais difícil um acordo político que possa por fim à guerra do Afeganistão.

E para quem não sabe, o General David Petraeus deverá ser o próximo chefe da Agência Norte-Americana de Contra-Inteligência, a CIA. Dá até calafrios pensar o que vem por ai. Mas se no final os talibãs vencerem a guerra, que ninguém culpe o ex-embaixador britânico, pois ele está até tentando avisar que na força a coisa não vai dar certo. Aliás, como já não deu certo com os russos e todas as forças de ocupação que vieram antes deles.