quinta-feira, 19 de maio de 2011

ENQUANTO A CHINA RECONHECE PROBLEMAS COM A HIDRELÉTRICA DAS 3 GARGANTAS, BRASIL PROSSEGUE COM A AVENTURA DE BELO MONTE



O governo da China acaba de reconhecer que a tão decantada hidrelétrica das Três Gargantas, que custou a bagatela de 23 bilhões de dólares, está causando impactos profundos na geologia, meio ambiente e na população da região onde a mesma foi construída. Entre as consequências mais inesperadas está o aumento de terremotos, mas que não chega a ser tão inesperado visto que a hidrelétrica foi construída em uma área propensa a movimento de terra, o que foi agravado pela criação do reservatório. Outro resultado da hidrelétrica foi o aumento da poluição das águas o que, neste caso, era bastante antecipado por cientistas.  Dado que a hidrelétrica das Três Gargantas é atualmente a maior do mundo, o acúmulo de água em seus reservatórios levou a uma série de situações que contribuem para a poluição. Mas agora a seca a que a região está sofrendo está piorando o problema, tornando as águas do rio Yang-tsé praticamente uma piscina de águas tóxicas.

Enquanto isto, aqui no Brasil, o governo Dilma prossegue em suas pressões para que seja acelerada a construção da Hidrelétrica de Belo Monte que, pasmem, deverá ser maior ainda que a das Três Gargantas. Para isto, as licenças ambientais estão sendo obtidas a toque de caixa, e as populações tradicionais que vivem na região de Belo Monte estão sendo literalmente terraplanadas junto com as terras que deverão ser inundadas para a cnstrução do reservatório.

Alguém deveria avisar os "desenvolvimentistas" do governo Dilma para irem fazer uma visita a China, mas não para vender soja, mas sim para ver de perto as consequências sociais e ambientais de mega-hidrelétricas construídas em regiões altamente sensíveis.

Quem quiser ler mais sobre os problemas ocorrendo na China é seguir o segiunte link: http://www.guardian.co.uk/environment/2011/may/19/china-three-gorges-dam