quarta-feira, 18 de maio de 2011

Lançamento de desenho animado contra os leilões do petróleo nessa quinta, em Niterói


As animações da campanha O Petróleo Tem que Ser Nosso serão lançadas nessa quinta (19), às 19h, no Auditório do Instituto de Química, no campus do Valonguinho na UFF.

A atividade pretende reunir centenas de estudantes universitários e pré-vestibulandos para presenciar a estréia de mais um importante instrumento de trabalho na luta contra os leilões do petróleo. Após o lançamento, haverá um debate sobre a campanha O Petróleo Tem que Ser Nosso com o professor Carlos Walter Porto-Gonçalves, Doutor em Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o petroleiro Emanuel Cancella, diretor do Sindipetro-RJ e o Marcelão do Movimento dos Trabalhadores Desempregados.

São seis peças de 40 segundos de desenhos animados que tratam do petróleo na perspectiva dos leilões, mobilização, soberania, meio ambiente, entre outros temas. A produção patrocinada pelo Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro contou com a direção de Henrique Kopke, que participou da abertura de telenovelas e seriados.

- A exemplo de algumas organizações sociais que precebem a necessidade de ampliar a discussão sobre o tema, o projeto surgiu com a finalidade de criar oportunidades para se falar de outras maneiras sobre o petróleo brasileiro, sustentabilidade e compromisso social. Resultado de muito esforço e dedicação, os filmes concluíram mais uma etapa desta luta, que passou a ser
diária, pela proteção dos recursos naturais do nosso país ­ conta Amanda Oliveira, produtora das animações da campanha O Petróleo Tem que Ser Nosso.

A atividade é organizada pelo DCE-UFF, em conjunto com os pré-vestibulares comunitários do Morro do Estado, da Química e do DCE. O Instituto de Química da UFF fica no alto do Valonguinho, campus da UFF próximo ao Plaza Shopping.

Fonte: Agência Petroleira de Notícias