terça-feira, 17 de maio de 2011

MELANCIAS EXPLOSIVAS CHINESAS REVELAM A GRAVIDADE DOS PROBLEMAS CAUSADOS PELO USO INDISCRIMINADO DE AGROTÓXICOS



O jornal inglês "Guardian" publica no dia de hoje uma interessante matéria sobre a explosão de campos de melancias na China (http://www.guardian.co.uk/world/2011/may/17/exploding-watermelons-chinese-farming). Essa situação peculiar estaria sendo causada pelo uso indiscriminado do acelerador de crescimento "forchlorfenuron", e a explosão das melancias estariam dando a impressão de que minas terrestres foram detonadas.

Segundo o "Guardian" a imprensa chinesa está aproveitando estes incidentes para expor ainda mais a dramática contaminação que está ocorrendo nos campos agrícolas do país, onde já se detectou a presença do metal pesado cádmio em cultivos de arroz, da melamina no leite  (que já causou mortes de crianças por gerar pedras nos rins), e até arsênio no molho de soja. Para quem não sabe,  a melamina é produzida como metabólito após a ingestão de ciromazina, um composto usado como agrotóxico.

Como o Brasil é atualmente o maior consumidor mundial de agrotóxicos não seria demais se antecipar que o fenômeno das melancias explosivas possa se repetir por aqui. Talvez ainda tenhamos abacaxis explosivos, tomates mutantes ou até pimentões falantes.

Mas aparentemente não há nada que abale a determinação do Ministério da Agricultura e da CNTBIO de manter o Brasil como o líder mundial de consumo deste tipo de substância.

Aliás, aproveito desta para perguntar ao Ministro da Agricultura do governo Dilma, o Sr. Wagner Rossi: vai uma melancia chinesa ai, ministro?