quarta-feira, 25 de maio de 2011

GOVERNO DA CHINA RECONHECE A EXISTÊNCIA DE SÉRIOS PROBLEMAS NA HIDRELÉTRICA DAS TRÊS GARGANTAS


O governo da China acaba de reconhecer que está enfrentando graves problemas em função da construção da Hidrelétrica das Três Gargantas. Os problemas vão desde problemas técnicos na construção, passando pela dificuldade de realocação dos habitantes da região no entorno do reservatório, alterações ecológicas e até de natureza geológica.

Um dos maiores problemas é o envenenamento das águas em regiões abaixo do reservatório, o que foi agravado pela grave seca que assola a bacia do Rio Yangtsé em 2011. Com isto, várias cidadas importantes como Shangai estão sendo o devido abastecimento de água.

Apesar das diferenças, os problemas sendo enfrentados na Hidrelétrica das Três Gargantas são um prenúncio do que poderá acontecer se o governo Dilma continuar insistindo na construção de Belo Monte. Afora a inexistência de um número semelhante de habitantes no entorno do reservatório de Belo Monte, os problemas ambientais serão tão ou mais graves do que os enfrentados na China.

Mais sobre a questão da Hidrelétrica das Três Gargantas no link http://edition.cnn.com/2011/WORLD/asiapcf/05/25/china.three.gorges.dam/index.html?hpt=C1.