domingo, 29 de maio de 2011

EMISSÕES RECORD DE GASES ESTUFA COLOCAM SITUAÇÃO CLIMÁTICA DA TERRA À BEIRA DO PRECIPÍCIO



Segundo matéria publicada hoje pelo jornal inglês "Guardian" as emissões de gases estufa alcançaram um valor record em 2010, na maior quantidade de emissões de carbono já registradas na história. Este resultado coloca as esperanças de manter o aquecimento da Terra dentro de níveis seguros praticamente fora de alcance, de acordo com dados ainda não publicado pela Agência Internacional de Energia. 

As estimas da AIE dão conta de que apenas em 2010, cerca de 30.6 gigatoneladas de dióxido de carbono foram emitidas para a atmosfera terrestre, principalmente em função da queima de combustíveis fósseis, num aumento de 1.6 Gt em relação a 2009. 


O Professor Lord Stern of the London School of Economics,autor do respeito relatório sobre os impactos econômicos das mudanças climáticas apresentado em 2006, avisou que se este padrão de emissões crescentes continuar os resultados poderão ser devastadores. Segundo Stern, este nível de emissões indica que voltamos ao padrão do "negócio como usual". Já o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas que este nível de emissões significará chances de 50% de que o aumento médio da temperatura da Terra será de 4 graus centigrados até 2100. 

Um detalhe curioso nesta situação é que a recessão ocorrendo nos países desenvolvidos está tendo pouco impacto nas emissões globais de gases estufas, pois países em desenvolvimento vem aumentando suas emissões. Neste caso se incluem China, Índia e Brasil.