quarta-feira, 18 de maio de 2011

OS VÁRIOS PESOS E MEDIDAS DA GEOPOLÍTICA INTERNACIONAL



No mesmo momento que a OTAN está bombardeando a Líbia para "proteger" civis, essa mesma organização continua bombardeando e matando cidadãos afegãos. Além disso, quando os civis vai cobrar responsabilidades, a polícia afegã tranquilamente atira e mata outros tantos. 

Mas o Afeganistão não é um único local onde o discurso humanitário das potências é exposto como fraude. Basta ver o que aconteceu com os palestinos que ousaram cruzar as fronteiras israelenses, algumas impostas a partir da guerra de 1967, para protestar. A recepção foi a de sempre, com a exército israelense matando pessoas desarmadas. Aliás, os poucos detalhes que emergiram os participantes dos protestos portavam armas perigosas como bastões e pedras. Com certeza armas que amedrontam os "fracamente" armados soldados do IDF.

O interessante é que tanto a situação do Afeganistão como a dos palestinos são tratadas com verdadeiros bocejos pela imprensa mundial, e a brasileira não é exceção. Por isto é que precisamos checar o maior número de fontes possíveis e, de preferência, incluindo fontes não-tradicionais. Do contrário, vamos acabar acreditando que Papai Noel existe e que ele não gosta de crianças afegãs e palestinas.