O ABANDONO DO SOLAR DA BARONESA E DO PRÉDIO DA ESCOLA DE CINEMA DA UENF MISTURA DESCASO COM DESPERDÍCIO DE DINHEIRO PÚBLICO
O belo e majestoso "Solar da Baronesa", localizado às margens da BR-356 que liga Campos à Itaperuna, que um dia foi doado à Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) atualmente se encontra em completo estado de abandono. A situação deste edifício que compõe o patrimônio histórico brasileiro por si só é uma vergonha completa, e mostra um descaso inexplicável de sua proprietária a Academia Brasileira de Letras.
Mas o governo do Rio de Janeiro e a Uenf também têm o que se explicar nesta situação que inclui também um claro caso de desperdício de dinheiro público. É que ao lado do prédio em decomposição do Solar da Baronesa existe outra estrutura pronta e, pasmem, totalmente abandonada e cercada por mato e uma bucólica plantação de bananas. Esse prédio que deveria ter abrigado a Escola de Cinema da Uenf custou muito dinheiro, e o seu abandono já deveria ter sido objeto de algum tipo de auditoria por parte do Ministério Público do Rio de Janeiro e/ou do Tribunal de Contas do Estado.
Mas uma coisa é certa: não há como deixar de considerar essa situação como vergonhosa, pois é isto que ela é!