quarta-feira, 20 de junho de 2012

LULA ABRAÇADO COM MALUF, QUAL É AFINAL A GRANDE SURPRESA?


A essas alturas, militantes sinceros do PT e de seus partidos satélites como o PSB e o PC do B podem estar se sentindo atônitos, mas não deveriam. A pose pública de Lula e Paulo Maluf é apenas mais uma expressão da mudança de lado que Lula operou e obrigou o PT a seguir a partir de 1989.  E essa mudança de posição já esteve presente na política de alianças do PT que passou a englobar figuras do calibre de José Sarney, Fernando Collor, Renan Calheiros e, sim, Paulo Maluf. E o custo deste tipo de opção foi o abandono das bandeiras que transformaram o PT num símbolo de transformação da realidade abjeta em que milhões brasileiros ainda vivem. Foi desta mudança que saiu o PT que lutava pelo socialismo e entrou o PT engolfado por escândalos vergonhosos, dos quais o "Mensalão" é apenas o mais popular.

Por outro lado, toda essa gritaria que está vindo do jornalismo empresarial é ridícula.  Por que ter essa postura de freiras quando os partidos de direita fazem coisa muito pior em termos de aliança. Se formos analisar com quem o (des) governador Sérgio Cabral andou se abraçando em palanques para se manter eleitoralmente viável, encontraremos cenas com líderes de milícia, por exemplo!

O principal nisto tudo para aqueles militantes que insistem em ficar dentro do PT e de seus partidos satélites. Se quiserem continuar nestas siglas e se sentem tão ultrajados quanto a deputada federal Luiza Erundina com a aliança Lula/Maluf, o que vão fazer para terem seu descontentamento ouvido? Do contrário, ou saem para buscar outros caminhos ou se preparam para abraçar Maluf. Simples assim.