AÇÕES DA OGX DERRETEM E FAZEM A ALEGRIA DE ALGUNS ESPECULADORES DO MERCADO DE AÇÕES
A notícia abaixo como a especulação no mercado de ações pode ser um mundo injusto, pois as desventuras de uns (no caso o desaventurado de hoje foi o investidor que acreditou nas promessas de Eike Batista) pode ser a alegria total de outros.
Mas é bom que se lembre que no conjunto as empresas do Grupo EBX perderam hoje em torno de R$ 10 bilhões. Apenas à guisa de comparação é preciso lembrar que recentemente houve um aporte de R$ 2,7 bilhões do BNDES em outra empresa da franquia "X", a OSX. Aliás, como agora a OG (X) vai precisar de menos navios já que terá menos petróleo para transportar, é possível que as ações da OS (X) possam sofrer o mesmo terrível destino. Se isto acontecer, novamente uns poucos sorrirão, enquanto Eike e os que nele acreditaram continuaram perdendo. De quebra, no caso da OS (X), também perderá o tesouro nacional, já que o dinheiro do BNDES é público, ainda que utilizados em prol de benefícios privados.
,
Movimentação atípica em papéis provoca fortes oscilações no mercado de opções
São Paulo – O mercado de opções sobre ações é visto como uma alternativa para uma segurança adicional para quem investe e segura os papéis de alguma empresa por um tempo. O evento desta quarta-feira com a OGX (OGXP3) traz um exemplo raro sobre como este tipo de ambiente funciona e também os riscos envolvidos. Os ativos da empresa de petróleo do empresário Eike Batista apresentaram uma queda de 29,4%, na mínima do dia, para 5,91 reais.
A empresa anunciou que, após cinco meses, concluiu os testes de longa duração na região que fica na Bacia de Campos. A conclusão é de que a área tem capacidade de ideal de 5 mil barris de óleo equivalente por dia por poço para os dois primeiros nesse estágio inicial. A expectativa estava em torno de 15 a 20 mil. Há pouco, a OGX anunciou que fará às 18h15, horário de Brasília, uma teleconferência para explicar o anúncio.
Opções
A variação atípica dos papéis no mercado à vista provocou oscilações ainda mais fortes no mercado de opções. Na terça-feira, por exemplo, quem comprou um papel que conferia o direito de vender a ação a 9 reais (put) no vencimento do contrato (16 de julho) pagou por ele, no menor preço do dia, cerca de 13 centavos.
Hoje, o mesmo contrato vale 3,08 reais, uma variação de 2.200%. Os contratos estão com 1.090 negócios (até às 14h11), com um giro de quase 2 milhões de reais. Como a ação naquele dia negociava acima de 10 reais, o papel com direito de venda a 9 reais era pouco procurado. Quem comprou, contudo, ganhou muito.