quarta-feira, 10 de julho de 2013

Valor: Mais dois conselheiros deixam a OGX



Por Natalia Viri | Valor

SÃO PAULO - Mais dois conselheiros independentes da OGX renunciaram ao cargo. Segundo comunicado, Samir Zraick e Luiz Pereira não integram mais o conselho da petroleira.

No mês passado, três executivos já haviam deixado o conselho da companhia: Pedro Malan, Ellen Gracie e Rodolpho Tourinho. Eles também eram considerados conselheiros independentes, que não são ligados ao acionista controlador.

A saída dos três foi interpretada como uma indicação de que Eike Batista fará a capitalização de US$ 1 bilhão na petroleira, conforme havia se comprometido ano passado ao conceder à empresa uma opção de venda. Eles seriam os responsáveis por definir se a empresa exerceria ou não a opção.

Agora, o conselho da OGX ficou com quatro membros, entre os quais o próprio Eike Batista, que é o presidente do órgão, e seu pai, Eliezer Batista, que ocupa a vice-presidência. Além deles, integram o órgão Rodolfo Riechert, acionista do banco Plural que coordenou a oferta inicial de ações da petrolífera, e Aziz Ben Ammar, que é conselheiro de outras empresas listadas do grupo EBX, como a OSX, de estaleiros, e a CCX, de mineração de carvão.

De acordo com o estatuto da OGX, o conselho deve ser formado por, no mínimo, cinco membros, dos quais pelo menos 20% tem de ser independentes. Em comunicado, a companhia afirmou que “tomará as providências necessárias para recompor o número mínimo de membros de seu conselho de administração o mais breve possível”.