quinta-feira, 9 de maio de 2013

Usiminas negocia com MMX solução para atraso no porto do Sudeste



Por Rodrigo Polito e Vera Saavedra Durão | Valor


RIO - O presidente da Usiminas, Julián Eguren, afirmou nesta quinta-feira que a companhia espera encontrar uma solução negociada com a MMX, empresa de mineração do grupo EBX, para o atraso nas obras do porto do Sudeste, em Itaguaí (RJ). Ele explicou que uma das alternativas em estudo seria a cobrança de parte da multa à MMX prevista no contrato.

“Estamos buscando um entendimento. Mas vamos encontrar uma saída negociada. Existem muita saídas. Não posso adiantar nenhuma em particular. Uma saída pode incluir uma parte da multa. Mas são cenários distintos para a solução do problema”, disse Eguren, durante o 24º Congresso Brasileiro do Aço, realizado no Rio de Janeiro.

O executivo explicou que o atraso nas obras do porto do Sudeste não afetou a exportação de produtos da companhia até o momento. Segundo ele, a Usiminas tem um projeto em fase de ampliação que vai começar a operar em setembro. Ele avalia que um possível impacto só se daria no fim do ano ou no início de 2014.

A companhia possui um acordo logístico com a MMX para movimentar um volume crescente de minério de ferro pelo porto do Sudeste, projeto da mineradora da EBX. Neste ano, o contrato previa embarque de quatro milhões de toneladas do produto, sendo que 80% estão na cláusula “take or pay”. Dessa forma, a Usiminas poderá cobrar uma multa avaliada em R$ 80 milhões pelo não cumprimento dos embarques ao longo de 2013.

Eguren reafirmou que espera negociar a venda da Usiminas Automotiva e Usiminas Mecânica no primeiro semestre. “Continuamos buscando algumas alternativas. Se houver alguma alternativa interessante, vamos executar”, disse.

O executivo reforçou que a venda de ativos não operacionais e que não são foco da empresa faz parte do plano de melhoria da margem operacional e da performance financeira do grupo. “Estamos trabalhando muito para recuperar a margem Ebitda. Estamos recuperando em siderurgia. É lenta, mas uma gradual recuperação”, afirmou. 

No primeiro trimestre de 2013, a margem Ebitda da Usiminas foi de 9,8%. No último trimestre do ano passado, o indicador ficou em 7%. A margem Ebitda da empresa chegou a 4% no terceiro trimestre de 2012.