domingo, 2 de junho de 2013

Recep Tayyip Erdogan, primeiro-ministro turco, culpa Twitter pela revolta na Praça Taksim


Recep Tayyip Erdogan é o principal aliado dos EUA na tentativa de derrubada do governo sírio, e vem há tempos denunciando o governo de Bashar Al-Assad e pedindo a sua saída da presidência síria. Por essa postura pró-ocidente, Erdogan é tratado a pão-de-ló pela OTAN. 


Agora pressionado por uma revolta tipo "Primavera Árabe" dentro do seu próprio país, eis que Erdogan vem usando os mesmos argumentos de Al-Assad para mandar a polícia atacar com ferocidade os manifestantes que se opõem à destruição de um parque para a construção de um shopping center no centro de Istambul. 

Mas Erdogan também compartilha outro ódio com Al-Assad, o ódio às redes sociais. Vejamos abaixo o que ele declarou hoje em um pronunciamento em cadeia nacional na Turquia (Aqui!).:

"There is now a menace which is called Twitter," "The best examples of lies can be found there. To me, social media is the worst menace to society."

Em bom português essa declaração significa?

"Agora existe uma ameaça que se chama "Twitter". "Os melhores exemplos de mentiras podem ser encontrados lá". Para mim, as redes sociais são a pior ameça à sociedade".

Bom, vamos ver agora se os norte-americanos e europeus vão também exigir a saída de Erdogan do governo turco! Afinal, ele parece tão ameaçador e contra a liberdade de expressão quanto Al-Assad. Ou será que o conceito de ditador só se aplica aos que contrariam os interesses das potências dominantes?