segunda-feira, 10 de junho de 2013

Projeto Minas-Rio da Anglo American: atrasado e com ano de encerramento anunciado!


Hoje fui provocado a pensar por uma postagem do blog do Prof. Roberto Moraes que trata de um ano atraso anunciado para o famigerado Projeto Minas-Rio que é tocado pela multinacional Anglo-American na região de Conceição de Mato Dentro cujo início agora teria sido empurrado para 2014 (Aqui!). 

Após uma busca na internet encontrei a matéria abaixo de autoria de Terezinha Moreira e que foi publicada pelo Portal de Notícias da VB Comunicações. Essa matéria, além de confirmar as informações apresentadas pelo Prof. Roberto Moraes nos oferece uma série de detalhes interessantes:

1) montante do investimento: R$ 32 bilhões
2) número de empregos a serem gerados: 21,5 mil
3) tempo de duração do projeto:  até 50 anos, mas poderá ser menos!

Em suma, é muito dinheiro envolvido, para um número relativamente pequeno e um tempo de vida relativamente curto para um projeto dessa monta. E, pior, depois que a extração do minério de ferro acabar em 2064, o que se terá em termos de passivo socioambiental não será dos pequenos, enquanto que o montante de lucros da multinacional Anglo American serão razoavelmente altos, em que pese a tendência a decréscimo no valor da commodity "ferro".

Isso tudo colocado no mesmo saco chama-se "dependência econômica" e não "desenvolvimento econômico"! Que o digam os moradores de Conceição do Mato Dentro!


Minas-Rio deve iniciar operações em 2014
O projeto da Anglo American produzirá 90 mi de toneladas de ferro na região Central de Minas Gerais

As operações do projeto Minas-Rio devem ser iniciadas no fim de 2014. A informação é de Paulo Castellari, presidente da Anglo American, empresa responsável pelo mega investimento e foi feita a executivos e empresários que participaram da edição de março do Conexão Empresarial, evento promovido pela VB Comunicação e Editora, no Espaço V, em Nova Lima, com patrocínio da Anglo American, Clube de Permuta, Embratel, MBR, Usiminas, Midia Partner/JChebly e Rádio Itatiaia. Aos convidados foi servido almoço elaborado pela chef Cláudia Ferrari, do buffet Flamb’art.

O projeto Minas-Rio, como o próprio nome diz, ligará os dois estados por meio de um mineroduto com 525 km de extensão, começando em Conceição do Mato Dentro, na região Central de Minas, e terminando em São João da Barra, no litoral fluminense, passando por outros 30 municípios em Minas e no Rio de Janeiro. A totalidade do projeto prevê investimentos de 32 bilhões de reais e são gerados 21,5 mil empregos diretos e indiretos. “Inicialmente, serão produzidas 26 milhões de toneladas de minério de ferro, mas o projeto tem capacidade para chegar a até 90 milhões em uma terceira etapa, que ainda será objeto de estudo de viabilidade”, disse o presidente da Anglo American. 

O projeto Minas-Rio deverá durar aproximadamente 50 anos. Mas, por enquanto, o principal desafio da Anglo American, segundo Paulo Castellari, é a escassez de mão de obra qualificada. Uma das alternativas da empresa foi firmar parceria com o Senai para capacitar profissionais brasileiros. A outra está sendo o recrutamento de mão de obra estrangeira. “O Brasil vive processo de pleno emprego e isso é muito bom para o país. Mas, por outro lado, as empresas esbarram na falta de profissionais preparados para atender as suas demandas”, lamentou Castellari.

Fonte: http://www.jornaltudobh.com.br/economia/minasrio-deve-iniciar-operacoes-em-2014/