sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Yoani Sanchez prepara seu tour da vitória, mas a quem ela realmente serve?


A blogueira cubana Yoani Sanchez é para mim um daqueles mistérios dignos dessa nova era de suposta liberdade via internet. Yoani é provavelmente mais conhecida dentro de Cuba do que fora dela, e é garota poster dos supostos defensores da liberdade de expressão que normalmente adoram reprimir essa mesmo direito.

Uma pista da natureza dessa adoração se dá a partir de um dos pit-stops que ela deverá fazer na Sociedade  Interamericana de Prensa (SIP), organização privada que reúne os principais órgãos de imprensa corporativa das Américas, e que adora apoiar ditadores e golpistas.

Yoani Sanchez também fazer uma aparição de "guest star" em vários programas da direita brasileira, e certamente será celebrada por personagens da direita brasileira como um dos símbolos da resistência contra o comunismo Castrista.

Agora, uma coisa que eu realmente não entendo é porque ela é tão facilmente tolerada em Cuba, onde normalmente não há muita transigência com personagens que estariam a serviço dos EUA. Como Raúl Castro não é visto como tendo , uma mão mais leve do que a de Fidel (aliás o que se fala é que o caso é justamente o oposto), algum caroço nesse angu existe. Aliás, não seria a primeira nem a última vez que os serviços de inteligência cubanos colocam alguém para fazer o serviço sujo. 

 Houve até uma vez em que uma das líderes da oposição cubana era, na verdade, uma agente de inteligência cubana, eu não me surpreendo com mais nada quando a coisa se trata de Cuba.