quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

E.ON, parceira de Eike na MPX, fez lobby para aumento de penas contra ativistas ambientais ingleses


A E.ON, gigante de área da energia elétrica, que está sendo ventilada como principal candidata para comprar as ações que Eike Batista possui na MP (X) acaba de aparecer no jornal The Guardian numa condição pouco ética. É que segundo informa o jornalista Ball, a E.ON fez lobby junto ao então secretário de energia Ed Miliband para que penas mais duras fossem aplicadas a ativistas ambientais que demandavam a construção de centrais nucleares com tecnologia mais avançada na Inglaterra (Aqui!).

O detalhe é que essa revelação ocorreu de forma acidental quando o Greenpeace solicitou documentos através da chamada lei "Freedom of Informação". Além de revelar que a E.ON fez lobby em Ed Miliband e mais dois ministros ingleses, os documentos mostram que a polícia também infiltrou agentes dentro do movimento de protesto.

Bom, se a E.ON faz isto no Reino Unido, o que deverá fazer por aqui onde está mais do que claro que os pobres que resistem ao licenciamento Fast Food são muitas vezes confrontados com fortes contingentes policias por se recusarem a sair de terras que ocupam há várias gerações.

Pelo jeito ruim com Eike, pior ainda será com a E.ON.