sábado, 16 de fevereiro de 2013

Nas mãos do monopólio privado da água, o consumidor fica entregue à própria sorte

Creio que muitos já leram aqui neste blog as minhas desventuras com a concessionária "Águas do Paraíba" numa epopeia que mistura algas, vermes e contas altas. Pois bem, este mês eu estava desconfiado de que algo de ruim iria acontecer, pois a conta que chega em torno do dia 05 de cada mês estava demorando a chegar, e o vencimento normalmente é no dia 22 não havia sido ainda entregue.

Pois bem, hoje em pleno sábado (16/02), a bendita da conta chegou e eu quase cai para trás, pois o consumo veio como sendo de 44 metros cúbicos, e a combinação do custo da água com o imaginário tratamento de esgoto colocou a conta no valor estratosféricos de R$ 517,52! 



Tomado por um inconformismo natural, me dei o trabalho de ligar para o setor de atendimento ao cliente (sic!) para tentar argumentar que o valor era absurdo. Mas é óbvio que lá bati no muro da burocracia, onde a atendente me disse que eu se quisesse uma aferição, ainda correria o risco de ter de pagar uma taxa de cento e tantos reais.

Aliás, o mais grotesco é que a atendente me fez ler o hidrometro que fica na rua e já até me passou a projeção de gastos do próximo: 11 metros cúbicos! O que é muito diferente dos 44 metros cúbicos que estão me sendo cobrados agora.

O mais trágico nisto tudo é que não há amparo para pessoas como eu que se sentem literalmente roubadas pela "Águas do Paraíba". Se eu for procurar o PROCON certamente enfrentarei uma fila monumental que me fará perder o tempo que não tenho para perder. Se eu procurar a justiça, terei de me ver perambulando pelos corredores do Fórum perdendo o mesmo tempo que não tenho para perder para não ir no PROCON.

E essa situação de estar à mercê  de um monopólio privado que cobra, sob as bençãos da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, por um serviço que não é feito, o tratamento de esgotos, é algo que já deveria estar mobilizando multidões nesta cidade. Entretanto, mais trágica é a situação dos mais pobres que além de receberem serviços de péssima qualidade, nem possuem blogs pessoais onde podem compartilhar suas desventuras com a Águas do Paraíba.

Enquanto isso continuamos todos a ser literalmente extorquidos.