terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Ainda sobre a situação dos serviços de atenção psicossocial em Campos dos Goytacazes


Baixado um pouco da poeira causada pela matéria da Rede Globo sobre a situação a que estariam submetidos os pacientes que necessitam dos chamados Centros de Atenção Psicossocial mantidos pela Prefeitura de Campos dos Goytacazes, hoje tive a oportunidade de ouvir outro relato sobre o problema. Pelo que me disse essa pessoa, que possui parente sendo tratado num dos CAPSs, a matéria da Rede Globo não estaria longe da realidade que ocorre diariamente com os pacientes.

Um aspecto que estaria causando dificuldades às famílias destes pacientes é o racionamento de medicamentos que estaria sendo implementado desde que a prefeita Rosinha Garotinho assumiu seu primeiro mandato. Segundo o que essa pessoa me disse, esse racionamento estaria causando problemas financeiras para as famílias dos pacientes que precisam adquirir os medicamentos por conta próprio para evitar que haja a ocorrência uma piora nos problemas que os pacientes enfrentam.

Em face do que foi exposto acima e já tendo transcorrido o período que o secretário de Saúde de Campos, Dr. Geraldo Venâncio, viesse a público explicar o que foi apurado pelo seu vice-secretário Roberto Voguel na visita que fez ao CAPS III. Mas melhor do que a narrativa dos problemas eventualmente encontrados seria a publicização das medidas que vão ser adotadas para dotar a cidade de Campos de um serviço exemplar de atendimento nos vários CAPSs que existem no município.

Afinal, como já disse anteriormente, dinheiro não é problema numa cidade tão rica.