quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Dívida da OSX fraqueja com dúvidas sobre promessas de Eike

A rede de segurança que protege os credores da empresa, do bilionário Eike Batista, dos percalços de seu maior cliente está se tornando cada dia mais tênue

Boris Korby e Julia Leite, da 
Sergio Moraes/Reuters


Os custos de captação dispararam para a cliente OGX Petróleo & Gás Participações SA, que também é controlada por Eike Batista

São Paulo - A rede de segurança que protege os credores da OSX SA, do bilionário Eike Batista, dos percalços de seu maior cliente está se tornando cada dia mais tênue.

Nos últimos 30 dias, a taxa dos papéis da emissão de US$ 500 milhões e cupom de 9,25 por cento da OSX com vencimento em 2015 subiu sete vezes mais rápido do que alta média para títulos com classificação abaixo do grau de investimento de mercados emergentes, chegando a 8,93 por cento.

Os custos de captação dispararam para a cliente OGX Petróleo & Gás Participações SA, que também é controlada por Eike Batista.

O rendimento dos títulos da empresa de construção naval caiu 1,81 ponto percentual nos 10 meses anteriores, mesmo com os custos de captação da OGX subindo. As garantias da direção de que a dívida seria resgatada em junho elevaram a demanda pelos papéis.

Contratempos de perfuração e poços secos levaram a OGX a abandonar a meta de produzir 730.000 barris de petróleo por dia até 2015. Com isso, crescem os receios de que a produtora de petróleo cancele a encomenda de US$ 800 milhões à OSX que serve como garantia aos títulos.

Sinalizações da OSX de que custos de captação mais altos a levarão a adiar o resgate dos papéis atrelam o risco de crédito da OSX à capacidade da OGX de atingir as metas de produção e fluxo de caixa, de acordo com Ivan Fernandes, analista do Barclays Plc.

“Investidores estavam antes deduzindo que o resgate seria em 2013 e por isso não estavam precificando o risco OGX nos títulos da OSX”, disse Fernandes, em resposta por e-mail a perguntas da Bloomberg. “Esperamos que os riscos de OGX e OSX voltem a ficar atrelados”