quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Contra a Procrastinação, a hashtag #Desapropria Cambahyba Dilma!


O jornal Folha da Manhã publicou uma nota às 18:30 desta 4a. feira dando conta que o INCRA anunciou a suspensão do cadastramento que fora anunciado para as famílias que estão no acampamento Luis Maranhão nas terras da antiga usina Cambahyba (Aqui!).

As razões alegadas para essa suspensão seria a ocorrência de problemas de logística da equipe que viria a Campos fazer o tal cadastramento.  De quebra, o INCRA estimou que os problemas de logística devem ser resolvidos em até 15 dias, o que não significa que serão.

Para mim essa questão de logística para uma equipe que não deveria ser composta por um número significativo de pessoas espelha o descaso com que o governo Dilma Rousseff trata a questão da reforma agrária.

Além disso, como mostrado pelo Jornal O DIA (Aqui!) e pelo site jornalístico VIUONLINE (Aqui!), a situação dentro do acampamento Luiz Maranhão é de extrema tensão. Essa demora do INCRA de vir fazer algo básico como um cadastramento inicial de famílias pode resultar não apenas num esvaziamento total da ocupação, mas também na ocorrência de mais atos de violência contra os acampados. E se isto acontecer, eu vou querer ver quem aparece para assumir responsabilidades.

Mas há uma solução que pode ser adotada sem que o INCRA precise ter logística para vir a Campos fazer o seu trabalho. E essa solução é muito simples: basta que a presidente Dilma Rousseff também pare de procrastinar e assine logo o decreto de desapropriação das terras da Cambahyba e as destine para uso imediato para a reforma agrária. E ai presidente Dilma, vai desapropriar?

E para ajudar a presidente a ser lembrada dessa ação tão simples, eu sugiro a hashtag #Desapropria Cambahyba  Dilma!