quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Presidente da OSX foi a Uenf obter informações para combater salinização

Por Esdras


Prof. Carlos Rezende, da Uenf, e Carlos Bellot, presidente da OSX

Preocupado com os graves problemas decorrentes do processo de salinização das águas superficiais da região, provocada por obras do canal do estaleiro do Porto do Açu, nessa quarta-feira o presidente da OSX, Dr. Carlos Eduardo Bellot esteve na Uenf para uma importante reunião com o chefe do Laboratório de Ciências Ambientais Prof. Carlos Eduardo de Rezende. Durante o encontro, o Dr. Carlos Bellot deixou claro o seu comprometimento em atacar de frente o problema e gerar as condições necessárias para que haja uma transformação nos procedimentos atuais, registrando que foi a Uenf para poder discutir pessoalmente as questões ambientais que afetaram os ecossistemas aquáticos da região e obter outras informações que possam subsidiar futuras tomadas de decisão.


A disposição do Dr. Bellot representa um avanço na postura do grupo EBX diante das questões ambientais que envolvem a construção do complexo portuário no Açu.

Enfrentando o problema de frente, o CEO da OSX mostra que venceu a razão e a seriedade. Decisões desse porte, tomadas por um executivo tarimbado como Bellot, certamente não aconteceriam sem aval do big boss da EBX, Eike Batista.

Diante dessa abertura e avanço, abre-se a perspectiva que também se passe a reverter o principal impacto do projeto, a forma das desapropriações.

Reunião dia 26

O encontro na Uenf foi o primeiro passo para uma determinante reunião marcada para o próximo dia 26, entre o presidente da OSX, Dr. Carlos Eduardo Bellot, técnicos da empresa, e representantes da Uenf, USP e UFRJ. Quando será formado um grupo para identificar as áreas sob influência da salinização, para combater seus efeitos e evitar que o problema se espalhe pelas águas superficiais da região.

E agora?

Seria interessante saber como ficam aqueles que tentaram de todos os modos desqualificar os pesquisadores da Uenf e o resultado das suas pesquisas.