segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

JBS, corporação brasileira da carne, está envolvida no escândalo da carne de cavalo




Eu estava mesmo estranhando que a falsificação de comidas congeladas que deveriam conter carne bovina mas que eram preparadas com carne de cavalos não tinha resvalado em nenhuma das grandes corporações brasileiras que hoje controlam parte do circuito mundial de carne animal.

Mas como quem espera sempre alcança, agora surge a notícia de que a gigante JBS/FRIBOI foi apanhada com a massa, quer dizer com a mão na carne de cavalo, a partir de sua subsidiária belga.

É sempre importante lembrar que a JBS é parcialmente pública já que BNDESPar, braço de investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), é dono de 23% do grupo JBS.

De quebra, a Nestlé também foi pega no caso. Aliás, como a Nestlé controla quase tudo que tem a ver com a alimentação humana neste momento, isto era mais do que previsível. Apenas se demorou a encontrar o elo.  O irônico é que o elo foi a JBS/FRIBOI, tornando esse escândalo meio "made in Brazil". 


Escândalo da carne de cavalo atinge Nestlé e JBS

Gigante suíça recolheu alimentos contendo carne de cavalo cujo fornecedor é a subsidiária belga da brasileira JBS


Ana Clara Costa

Linha de produção da JBS: subsidiária belga está envolvida em escândalo da carne de cavalo (Dario Lopez-Mills/AP)


A empresa suíça Nestlé anunciou nesta segunda-feira que decidiu recolher das prateleiras dois produtos refrigerados cujos testes deram positivo para a presença de carne de cavalo. As duas massas em questão, o Buitoni Beef Ravioli e o Beef Tortellini, são vendidas na Espanha e na Itália, informou a companhia por meio de comunicado. "Quando informações sobre a fraude na embalagem de alimentos emergiu no Reino Unido, reforçamos os testes em produtos e matérias primas que usamos na Europa. E estamos, agora, suspendendo as entregas de produtos fornecidos pela empresa alemã H.J. Schypke, que é subcontratada de um de nossos fornecedores, a JBS Toledo N.V", informou a Nestlé.

Segundo a Nestlé, testes apontaram a presença de mais de 1% de DNA de cavalo nos dois produtos que são fornecidos pela JBS Toledo, subsidiária belga do grupo brasileiro JBS. A empresa suíça confirmou que a carne vendida pela JBS é proveniente do fornecedor alemão H.J. Schypke. O nível de 1% foi estabelecido pela Food Safety Agency (FSA), a agência estatal britânica que lidera as investigações sobre a adulteração dos produtos, como porcentual de referência que indica se um produto sofreu fraude ou não. 

A empresa suíça também avisou que vetou a comercializadação de uma de suas lasanhas congeladas (Lasagnes à la Bolognaise Gourmandes), que é vendida especificamente ao mercado corporativo na França. "Estamos melhorando nosso programa de controle de qualidade por meio da execução de novos testes de DNA em carnes antes do processo de produção na Europa", disse a Nestlé.

Na última semana, o presidente da Nestlé, Paul Bulcke, afirmou ao jornal britânico Financial Times que o escândalo da carne de cavalo não havia afetado a empresa diretamente. "Nós controlamos nossos fornecedores cuidadosamente, e é lógico que quando algo como isso (o escândalo da carne de cavalo) acontece, intensificamos nossos processos. Mas o que tem a nossa marca não foi afetado", afirmou o executivo.

A JBS Toledo é a subsidiária belga do grupo brasileiro JBS, presidido por Wesley Batista, com atuação focada no oeste europeu. A aquisição ocorreu em agosto de 2010, por 11 milhões de euros. A JBS Toledo tem forte presença no fornecimento de carne processada e cozida para mais de 100 clientes na Europa, sobretudo restaurantes, cozinhas industriais e grandes marcas de alimentos, como a Nestlé. Procurada pela reportagem do site de VEJA, a empresa brasileira não havia retornado o pedido de entrevista até a publicação desta reportagem.

O grupo JBS é o maior fabricante de carne processada do mundo, com receita líquida da ordem de 75 bilhões de reais em 2012, segundo estimou o próprio Batista ao jornal Valor Econômico, em dezembro do ano passado. O BNDESPar, braço de investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), é dono de 23% do grupo JBS.