sábado, 16 de fevereiro de 2013

Eike está tentando fazer caixa: MPX foi posta à venda


Eike Batista, que acabou de comprar pequena participação na gigante Heinz, acaba de colocar uma das empresas da sua franquia, a MP (X) à venda. Pelo menos é que diz o jornalista Lauro Jardim em seu blog na Revista Veja (ver abaixo).

Eu não sou nem de perto um analista de mercado, mas esse é um movimento peculiar visto que a MP (X) está entrando em algo que se assemelha ao que se chama de fase operacional com o início de suas termelétricas na região Nordeste.

Agora, a coisa pode ser explicada por motivos simples: Eike está indo atrás de ativos mais sólidos, como a Heinz por exemplo, e para ter dinheiro em caixa está começando a se desfazer de empresas de sua própria franquia que não andam exatamente bem das pernas.

Se isto for verdade, a pergunta que não quer calar é a seguinte: qual é a próxima da fila no saldão do Eike? Eu suspeito que a MM (X) é uma forte candidata.

Agora, como será que andam aqueles que, por aqui, juravam seu amor à Eike Batista dizendo que jamais venderiam suas ações das empresas da franquia "X"? Será que o amor continua ou já virou pó?


Eike coloca à venda de empresa de energia

Eike: MPX à venda
Eike Batista botou à venda o controle da MPX, sua empresa de energia. O comprador preferencial é a gigante alemã E.ON , que já é dona de 10% da empresa. A XP, que apesar do “xis” nada tem a ver com Eike, tem o mandato para fazer o negócio.
Por Lauro Jardim


FONTE: http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/economia/eike-coloca-a-venda-controle-de-empresa-de-energia/