segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Ministros (europeus) se reunirão para tratar caso de carne de cavalo


Ministros "examinarão as implicações mais amplas das recentes revelações relacionadas com a presença de carne de cavalo",disse ministro irlandês de Agricultura


©afp.com / Andrew Yates

                                  Lasanha da Findus contaminada com carne de cavalo

Ministros europeus afetados pelo caso dos produtos congelados feitos com carne de cavalo ao invés de bovina se reunirão na quarta-feira em Bruxelas para falar das "medidas necessárias" a serem tomadas na União Europeia (UE), anunciou nesta segunda-feira a presidência irlandesa.

Os ministros "examinarão as implicações mais amplas a nível europeu das recentes revelações relacionadas com a presença de carne de cavalo", informou o ministro irlandês de Agricultura, Simon Coveney.

O ministro informou também que esta questão será levada ao próximo Conselho de Ministros europeus de Agricultura, no dia 25 de fevereiro em Bruxelas.

Ao meio dia, a Comissão Europeia afirmou que o caso não representa uma crise sanitária, mas sim um problema de etiquetagem.

"A carne não foi etiquetada de maneira correta", declarou Frédéric Vincent, porta-voz do comissário Borg.

A carne, de origem romena, foi transportada por um corredor holandês, depois por um cipriota, antes de chegar a um fornecedor francês, Spanghero, para depois ser dirigida a um preparador, Comigel e posteriormente redistribuída em pratos preparados da Findus, entre outros distribuidores.