terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Reunião na UENF traz informações cruciais sobre o problema da salinização no Açu


Após ter conversado diretamente com o Prof. Carlos Rezende, chefe do Laboratório de Ciências Ambientais da UENF, fui informado por ele de duas questões chaves sobre a reunião técnica que ali ocorreu hoje e que já foi disseminada pelo Jornal Folha da Manhã (Aqui!).

As informações chaves que foram prestadas pelos representantes do Grupo EBX e que são fundamentais para todo o processo de penalidades que ainda deverão ser implementadas são as seguintes:

1. As obras que são apontadas como a causa do processo de salinização FORAM SUSPENSAS pela OS (X).

2.  Avaliações técnicas  deverão ser  realizadas para dimensionar os impactos que a intrusão de água salina teve no território do V Distrito de São João da Barra.

Ainda que essencialmente iniciais, essa reunião já tem o mérito de desmontar a versão divulgada por Carlos Minc em coletiva à imprensa de que a salinização estaria restrita ao Canal Quitingute. Essas declarações também desmontam todas as alegações feitas anteriormente pela OS (X) e por outros porta-vozes do Grupo EBX.

Agora o que me intriga é sobre o que está acontecendo com outros compartimentais naturais dentro do V Distrito que devem estar sendo atingidos pelo processo de intrusão salina.

Pois é, agora não há mais como tapar o sal com a peneira! Como é que ficam agora todos aqueles que tentaram desqualificar as pesquisas feitas pelos pesquisadores da UENF?