terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Grande corporações são má notícia para o que comemos


A escritora e jornalista especializada na indústria de alimentos da Inglaterra, Joanna Blythmann,escreveu hoje em sua página no jornal inglês "The Independent" um pequeno mas duro artigo sobre o papel que as grandes corporações estão exercendo sobre o tipo de comida que chega às nossas mesas (Aqui!).  Segundo Blythmann, a atual forma de distribuição de matérias primas não apenas encoraja fraudes e adulterações, mas apresenta oportunidades para que tais coisas ocorram.

A flexibilização de regras de transporte de carnes e a dificuldade de estabelecer a origem do que compramos nos supermercados seriam apenas facetas de um controle quase total que as grandes cadeias possuem sobre o que comemos neste momento.

Blythamann afirma ainda que a única chance de retomarmos o controle sobre o que comemos seria a relocalização a cadeia de alimentos de que nos servimos para ter acesso ao que comemos neste momento.

Esta análise é oportuna, mas as soluções apontadas por Blythmann requerem uma mudança completa na forma com que encaramos a comida que nos é entregue. Aqui em Campos se tornou comum o consumo do famigerado peixe "Panga" e do melhor afamado "Salmão". Enquanto isto, o governo federal abandona a reforma agrária e investe no latifúndio agro-exportador que não produz alimentos, e nos deixa cada vez mais dependente das importações de alimentos,

Mas a mensagem de Blythmann é clara. Se nada for feito para que possamos saber de onde está vindo a comida que consumimos, carne de cavalo  vendida como se fosse de boi será a menor das nossas preocupações.