quarta-feira, 6 de março de 2013

Mistérios e atrasos cercam oferecimento de "segurança integrada" pela CODIN no Porto do Açu



Leiam a nota abaixo publicada pelo portal OZKNews ( Aqui!  ) e me digam se mais mistérios entre o sal e o mar do que pode imaginar a nossa vã filosofia. 


"Internauta reclama de atraso de 3 meses no pagamento Proeis Codin Açu
mar. 05 Leonardo Ferreira 


O Internauta “K”, que preferiu não ter nome revelado, reclama de atraso no pagamento do Proeis Codin Açu, em São João da Barra. Segundo ele, através de e-mail enviado ao Portalozk.com , o atraso já alcança três meses. Confira abaixo:

“Gostaria se fosse possivel, a divulgação sobre o atraso no pagamento do serviço que hoje é prestado por policiais militares atraves do PROEIS ao porto do Açu pela CODIN, ja consta atraso de tres meses dezembro, janeiro e fevereiro). Ninguem presta nenhuma informação ou justificativa para o atraso ou previsao de pagamento. Este é o meio atual dos policiais militares completarem sua renda, trabalhando em suas folgas para melhorar a renda devido aos baixos salarios pagos pelo estado. Nao posso me identificar para nao sofrre represarias, ser excluido do convenio ou sisplesmente nao ser escalado. Hoje, eu e muitos colegas da nossa regiao norte e noroeste necessitante do auxilio deste meio de comunicação. É um absurdo. O convênio com a Codin ainda não pagou referente ao mês de DEZEMBRO 2012. No site da SEPLAG podemos ver que, no dia 21 deste mês, foi pago a convênio CEASA referente ao mês de JANEIRO DE 2013. Uma vergonha. A Codin, por ter verba do Eick Batista (LLX), no momento da renovação do contrato já são pagos os valores referentes ao meses contratados. No Bol da PM de sexta feira pretérita, publicou a renovação, por mais seis meses, deste convênio. E os Policiais Militares, vão receber quando? Aonde está este dinheiro? Rendendo juros pra quem? Se for uma inverdade o que estou falando, que alguém se manifeste. Porque nem pra enrolar a gente eles se manifestam. Poderiam ir à mídia e dizer que vai ser pago em 30 de fevereiro, mas nem pra isso eles prestam. Entrei em contato com a SEPLAG e me mandaram entrar em contato com uma tal de DCP/PMERJ, entrei em contato com eles, me mandaram ligar pra CPROEIS. Aí acabou minha peregrinação, já que a CPROEIS não atende ninguém. O telefone morre chamando e ninguém atende. Nós só queremos o que é direito nosso. Mas TRÊS meses de atraso é uma vergonha”.


Curioso que sou fui buscar informações sobre o que seria o PROEIS e descobri que essa é a sigla do "Programa Estadual de Integração da Segurança" que entre tantas instituições e prefeituras envolve a sempre presente CODIN como mostra a imagem abaixo.




Agora atentemos ao emaranhado de informações que a nota postada pelo OZKNews oferece.  Pelo que parecem existem servidores da área da segurança pública (ao que parece policiais militares) que estão oferecendo "segurança integrada" ao Porto do Açu. Além disso, esses servidores públicos estão sem receber a parte que lhes compete por esta prestação de serviços desde dezembro e, pior, ninguém aparece para lhes dar uma explicação por causa do atraso? Mas como assim? Aliás, qual tipo de integração de segurança que está sendo prestada pela CODIN no Porto do Açu através da CPROEIS?

Como a CODIN foi efetivamente apontada como a responsável pelo atraso seria de extremo interesse público que seus dirigentes viessem a público nos informar de que se trata este imbróglio todo.  Mas de cara, que isto tudo parece muito estranho, isso parece. Ou será que sou só eu que está achando isso?