segunda-feira, 3 de setembro de 2012

ANTHONY GAROTINHO FAZ MUXOXO CONTRA APOIO DA CLASSE MÉDIA A MARCELO FREIXO, MAS ESPERTAMENTE NÃO COMPLETA O RACIOCÍNIO


No dia de hoje, o deputado federal Anthony Garotinho fez um pequeno ataque ao crescimento da candidatura de Marcelo Freixo em seu blog (Aqui!). O argumento de Garotinho é que apesar do partido de Freixo, o PSOL, ser socialista, o maior crescimento da candidatura estaria se dando na classe média carioca que mora na Zona sul.

Convenhamos que essa é uma crítica pertinente, ainda que descontextualizada. Mas o problema maior não é nem este. A questão é que a chapa que ele apoia formada por Rodrigo Maia (DEM) e sua filha Clarissa (PR) não só está crescendo muito lentamente, mas como também angaria mais votos nas camadas mais pauperizadas.  Assim, como o DEM e o PR são claramente partidos de direita, a contradição que não foi devidamente explorada por Garotinho é a seguinte: como pode ser que uma candidatura de um partido que se diz socialista tenha mais intenções de voto na classe média alta, e outra apoiada por dois partidos de direita tenha mais votos nos pobres?

Esse tipo de contradição é interessante, e possui várias explicações. Mas o que pode se ver do crescimento da candidatura de Marcelo Freixo é que parte, ainda que minoritária até este momento, da classe média carioca se cansou das denúncias de corrupção, das remoções forçadas de pobres e do caos diário em que a cidade está imersa por causa dos mega-eventos esportivos que ocorrerão em 2014 e 2016.

Talvez seja por isto mesmo que Garotinho não levou o seu raciocínio até o final. As respostas não seriam necessariamente algo que acalentem seus sonhos de candidatura para 2014. Aliás, muito pelo contrário.

Falando em campanha milionária, bem que Garotinho poderia também fazer uma postagem para nos informar quem é que está pagando tanto material de propaganda para a sua esposa, a senhora prefeita Dona Rosinha Garotinho, e suas centenas de candidatos a vereador. O negócio é tão massivo que chega a causar poluição visual e desgaste de imagem. E olha que a candidatura da atual prefeita está suspensa pelo TRE. Imagina se não estivesse. Perigava aportar um navio cruzeiro na cais da Lapa trazendo apoiadores de todas as partes do mundo, quiçá do universo. Dinheiro para isto, pelo jeito, não falta.