segunda-feira, 10 de junho de 2013

Meu oráculo sobre o estaleiro da OSX: demorará e encolherá!



Após ler a postagem no Prof. Roberto Moraes sobre o possível fechamento do estaleiro da OSX no Complexo do Açu (Aqui!) e (Aqui!), conversei com diversas pessoas com alguma familiaridade com o que está ocorrendo pelas bandas do V Distrito. As informações que essas diferentes fontes me ofereceram apontam no sentido de que efetivamente a proposta original do estaleiro, seja em termos de tamanho ou em nível de produção, não vai mais se concretizar. Em suma, a opção deverá ser, desculpem-me o trocadilho, por uma construção do estaleiro que deverá ser mais enxuta e mais demorada.

Assim, o tal prazo de 60 dias que foi anunciado em 10/05/2013 pelo prefeito de São João da Barra para que a situação do Complexo do Açu voltasse normal furou de vez. 

De quebra, temos a informação vinda das páginas do Wall Street Journal de que a Anglo American não prevê completar seu projeto Minas-Rio antes do primeiro semestre de 2014.

Se somarmos tudo isso, o que se vê é que as coisas ainda vão demorar a se estabilizar no Açu. E, se a maré virar para melhor, a primeira coisa que o Grupo EBX (ou seja quem for que controle o empreendimento em 2014) vai ter que mandar fazer uma nova maquete para mostrar aos eventuais visitantes. A boa notícia é que vão ter gastar menos material para  construí-la.

Agora, esperemos para ver qual dos dois oráculos vai dar certo. Se o meu ou o do prefeito Neco de São João da Barra!