quarta-feira, 5 de junho de 2013

Blog do Prof. Roberto Moraes traz entrevista reveladora sobre os bastidores das demissões no Açu



Confirmando mais uma vez a superioridade que a ação dos blogs possui em relação à mídia corporativa, o Prof Roberto Moraes acaba de publicar uma excelente entrevista com um trabalhador que acaba de ser demitido das obras no Porto do Açu.  As revelações que essa entrevista traz vão muito além da questão trabalhista, pois revelam a existência um cenário de descontrole que era suspeitado, mas para o qual não havia ninguém que desejasse falar abertamente.

Essa entrevista deveria ser lida com atenção com gestores e autoridades que têm a obrigação de salvaguardar os interesses da população dos municípios direta e indiretamente afetados por um eventual colapso do Porto do Açu. Ao invés de ficarem visitando o Porto do Açu sem finalidade estratégica, gestores e autoridades já deveriam estar se movimentando para evitar que o maior custo de todo esse processo recaia sobre aqueles que já perderam bastante com todo esse processo.


Blog entrevista demitido das obras do estaleiro da OSX para sentir a percepção de um trabalhador sobre o Complexo do Açu e seus problemas

O blog objetivando oferecer aos seus leitores um outro lado da questão da interrupção (redução) das obras no Complexo do Açu ouviu um trabalhador recém demitido. O blog também atendendo à solicitação do trabalhador ouvido decidiu manter sua identidade preservada, no sentido de evitar represálias no mercado de trabalho e também para permitir que sua fala seja livre.

O entrevistado possui formação acima da função que desempenhava no trabalho das obras do Açu. É novo, mas, já com uma boa noção de mundo. O sofrimento e a frustração das expectativas é perceptível, assim como, a identificação clara dos impactos causados pela implantação do empreendimento. Sobre sua demissão disse preliminarmente: “pedi demissão do meu antigo emprego para ir para lá. Foi a maior covardia o que eles fizeram pois esse caos não surgiu de um dia para o outro, não tenho como provar mas dentro de mim diz que eles contrataram sabendo já desses problemas, mas achavam que iria melhorar. Como diz o famoso ditado "contaram com o ovo da galinha".

Abaixo a entrevista na íntegra:

Blog: Em quais áreas a AGF atua(va) no Complexo do Açu? 

Trabalhador do Açu: Engenharia, consultoria, SMS, logística, Administrativo, apoio técnico etc.

Blog: Qual o efetivo que a AGF chegou a ter, mesmo que em números aproximados? 

Trabalhador do Açu: Quando entrei tinham exatos 296 funcionários.

Blog: De onde é a AGF? 

Trabalhador do Açu: Araucária - Paraná http://www.agfengenharia.com.br/index.htm

Blog: Qual o percentual de pessoas da região e de fora que trabalha(vam) na AGF? Permaneceu alguém? 

Trabalhador do Açu: Percentual de fora e da nossa região não sei, só sei que tem hoje 33 funcionários na AGF.

Blog: A AGF trabalhava só para a OSX, ou para mais alguma empresa do grupo? 

Trabalhador do Açu: Lá no estaleiro só para a OSX, porém no Brasil ela presta serviços para outras empresas - http://www.agfengenharia.com.br/clientes.htm

Blog: Qual o motivo alegaram para a dispensa de vocês? O que disseram? Comentaram sobre possibilidades de retorno? 

Trabalhador do Açu: Demitiram-nos, pois não há serviços, não haverá construção de navios ou de módulos. E pelo andar da carruagem o estaleiro vai fechar as portas. Possibilidade???? Eu acho que quase nenhuma eu não vejo futuro neste estaleiro com a atual gerência e administração e com o nome da OSX, é um descontrole total de gastos, só para você ter ideia o papel que serve para colocar na tampa do sanitário tem forma de coração, peças e mais peças jogadas ao léu enferrujando, sacos de cimento pegando chuva e endurecendo, mas são sacos e mais sacos 1000, 2000..., funcionários andando de carro CRUZE zero em um lugar que tem poeira, maresia e nenhum asfalto, sendo que esses carros são para o serviço e rodavam no dia a dia na cidade de Campos e região para uso pessoal com gasolina sendo paga pela OSX. Eles estavam oferecendo salários exorbitantes e oferecendo o que eles chamam de pacote ou seja tirava o funcionário da cidade, estado dele e pagava tudo desde casa até colégio dos filhos.

Aí te pergunto: uma obra que está tendo só investimento e lucro zero se há procedimentos como esses supracitados o que vai acontecer???? Quebrar. Se você ganha 5000 por mês e gasta 6000 você vai falir, você vai dever e foi o que aconteceu e está acontecendo. 

Tem coisas que estão sendo devolvidas por falta de pagamento e que não há possibilidade de ocorrer esses pagamentos.

Falaram que se houver um retorno eles entrariam em contato conosco para retornar, mas não acredito e uma empresa dessas, perde a credibilidade com os funcionários que por lá passaram. O que eu não entendo é como que uma pessoa que faz faculdade tem any anos de experiências na área e não consegue administrar, para mim só tem duas explicações ou são burros ou incompetentes. Desculpe pelo linguajar.

Blog: Muito se tem ouvido falar sobre descontroles no gerenciamento das obras tanto do porto quanto do estaleiro. Com a sua participação pode falar algo sobre isto? 

Trabalhador do Açu: Respondi na pergunta anterior

Blog: O que acredita que vá acontecer com o projeto do Porto?

Trabalhador do Açu: Eu não acredito em futuro do porto do Açu com o grupo EBX a frente. Caso o governo não entre com $ não vejo futuro, ou alguma outra empresa compre a maioria das ações, coisa que acho difícil o Eike fazer.

Minha opinião é que o governo deveria entrar com providências, pois ali além de gerar milhões de empregos diretos e indiretos, vai desafogar a malha rodoviária que é horrível em nosso país, desafogando também os portos de Santos, de Vitória, etc. e vai ajudar no crescimento das exportações aumentando o PIB, e por ai vai, você sabe disso melhor do que eu rs,rs,rs...

Blog: O grupo EBX gerou muitos impactos para a região. Chegaram a cogitar um projeto de Gestão Integrada do Território para se relacionar com as pessoas e instituições. Agora com a dissolução da diretoria de sustentabilidade e demissão da grande maioria (praticamente a totalidade) dos técnicos e gestores que lidavam com o assunto, o que você acha que vai acontecer?

Trabalhador do Açu: Vai ficar tudo como está e essa história de que a sustentabilidade vai ajudar essas pessoas é balela. Os impactos causados nas vidas e no ecossistema não terão como recompensar nem amenizar esses impactos causados. Em ecologia tem uma palavra chamada de resiliência que é quando a natureza dá a volta por cima se não houver mais impacto. Mas e as pessoas que ali moravam e tinham somente a terra como forma de subsistência, foi um impacto na moral e na alma. Progresso passando por cima das pessoas e da natureza não é progresso é uma forma de violência, costumo dizer que isso é um estupro a moral e a ética. (Pois para mim o estupro é a forma mais nojenta de violência).

Blog: O que você poderia dizer sobre o trabalho da empresa Acciona?

Trabalhador do Açu: Não conheço o trabalho da Acciona porém o que vejo é que eles atuam na área de construção civil e na parte do porto eu trabalhava no estaleiro. Acho que a Acciona é uma empresa boa e que os "tumultos" que aconteceram foi devido a falta de repasse de $ por parte da OSX, e muitos trabalhadores estavam lá sem trabalhar só recebendo, comendo e bebendo e isso deu problema. Porém vendo de fora acho uma boa empresa

Blog: Poderia dizer quais empresas estão sendo cogitadas para vir atuar nas obras do estaleiro e do porto? Falam numa disputa de consórcios de empresas estrangeiras contra outro de empresas nacionais. Isto procede?

Trabalhador do Açu: Sim dentre elas estão a espanhola FCC; a NOV National OilWell Varco; Integra, Technip, Odebreche, Mendes Junior.

Blog: O que mais você gostaria de falar?

Trabalhador do Açu: Primeiro eu gostaria de agradecer a sua atenção dispendida a meus interesses, agradecer por você ter desenvolvido um blog que fala com coerência e imparcialidade levando informação a população. E pedir mais uma vez que fique tudo no anonimato. E dizer que foi um prazer conversar com uma pessoa tão inteligente e interessada em passar a verdade. Parabéns continue assim e caso possa passar essas denúncias para o MTE ficarei grato. E se souber de algum emprego fale comigo.