quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

União Européia propõe banimento de agrotóxicos neonicotinoides


O jornal inglês "The Guardian" publicou na semana passada um artigo anunciando a proposta da União Européia de banir o uso de três agrotóxicos da classe dos nicotinoides por seu papel na matança de abelhas em todo o continente europeu. Essa é uma reação pronta e enérgica contra uma classe de agrotóxicos que é atualmente a mais comercializada no mundo. O problema é que os neonicotinoides estão sendo apontados como agentes de exetermínio de abelhas, insetos que são responsáveis por 30% da polinizção de todas as culturas usadas como alimentos (Aqui!).

O problema que pode afetar dramaticamente os países do capitalismo periférico é que se este banimento não for extensivo ao resto do mundo, países como o Brasil serão usados como zonas de sacrifício onde as indústrias irão despejar a produção que deverá ficar encalhada por causa da decisão da União Européia.

Aqui no Brasil, país que desde 2008 se tornou o principal mercado mundial de venenos, já estou até vendo a dublê de senadora e latifundiária Kátia Abreu vendo nisso uma oportunidade de baratear custos.  E como o governo Dilma anda fazendo quase tudo que o latifúndio quer, o perigo de virarmos os maiores consumidores também dessas substâncias não é pequeno.  E que se cuidem as abelhas!