domingo, 11 de março de 2012

Evento vai debater política e  industrial e sustentabilidade 



Um amplo painel seguido de debates no primeiro dia da V Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos (08 de maio), pretende abordar criticamente o modelo insustentável da política industrial implementada em diversas regiões brasileiras, em prejuízo de comunidades que sobrevivem principalmente da pesca e da agricultura familiar. Tal modelo penaliza tradicionais arranjos produtivos, marginalizando larga faixa da população. 

A V Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos, realização da Revista Visão Socioambiental (visaosocioambiental.com.br) e parceiros, acontecerá nos dias 08, 09 e 10 de maio de 2012, das 14 às 21 horas, na Cidade Universitária de Macaé-RJ, e terá como tema do Fórum “Desafios da Nova Economia”. 

O evento que está contribuindo para inserir a região petrolífera fluminense na discussão global sobre Sustentabilidade terá, em sua quinta edição, stands de empresas, Ongs, universidades, gestores públicos, empreendedores sociais e instituições diversas; Fórum com palestras e painéis, Oficinas de Reciclagem, Workshop de RSE, Mostra de Cinema Ambiental, Apresentações Culturais de Ongs, Shows com artistas consagrados e talentos da região, Oficinas do Conhecimento com universidades e empresas e Mostra de Artesanato Regional com materiais reciclados. 

A entrada é gratuita, inclusive para o Fórum, bastando o interessado se credenciar pela internet (feirarsabaciadecampos.com.br) ou no local. As 10 primeiras ONG´s inscritas recebem gratuitamente um stand básico para expor seus projetos e/ou produtos ecoeficientes. 

Para debater o tema “Desafios da Nova Economia”, já estão confirmados os seguintes palestrantes: 

Ricardo Abramovay: “Por uma economia includente, verde e responsável” - Professor Titular do Departamento de Economia da FEA/USP, membro do Conselho Científico da Maison des Sciences de l'Homme de Montpellier, na França. Seu programa de pesquisa apóia-se teoricamente nas principais correntes contemporâneas da sociologia econômica; 

Carlos Nobre: “O Brasil e a nova agenda do desenvolvimento” - Engenheiro e doutor em Meteorologia que pesquisa o clima da Amazônia, um dos principais especialistas mundiais em mudança climática e um dos ganhadores do prêmio Nobel da Paz concedido em 2007 ao Painel Intergovernamental de Especialistas sobre Mudanças Climáticas. 

Regina Migliori: “Da Neurociência às práticas sustentáveis” - Educadora, advogada, escritora e pioneira no Brasil na criação de Programas de Educação e Gestão centrados em Ética, Cultura de Paz e Sustentabilidade. É diretora presidente do Instituto Migliori e atua como Consultora para governos e para a iniciativa privada. Autora de livros, programas de e-learning e comunidades virtuais de aprendizagem. 

O Painel “Sustentabilidade e Política Industrial” (dia 08 de maio, às 15 horas), para o qual estão sendo convidados representantes do Ibama, Inea, Instituto Justiça Ambiental, Procuradoria Geral da República, associações de produtores rurais, Associação dos Geógrafos do Brasil (AGB) e Instituto Nina Rosa, pretende oferecer uma abordagem crítica da política desenvolvimentista implementada em diversas regiões brasileiras, em particular no Estado do Rio de Janeiro, em prejuízo de comunidades que sobrevivem principalmente da pesca e da agricultura familiar, cujos cidadãos estão sendo pressionados a abandonar suas terras em favor de grandes empreendimentos. 

Haverá ainda os painéis “Rumo à Rio+20: balanço e avaliação crítica dos seminários da Agenda 21 Macaé”; e “Práticas empresariais bem sucedidas nas áreas de Responsabilidade Socioambiental e Sustentabilidade”.