sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Folha da Manhã: manchete derrapa para além do fato


As imagens abaixo mostram a principal manchete da capa do jornal Folha da Manhã de hoje o título e sub-título da matéria que trata da apuração em curso sobre o assassinato do líder assentado Cícero Guedes.  Vejamos



Notem que enquanto a manchete da capa diz "Líder do MST preso suspeito de mandar executar Cícero", o subtítulo diz "atual coordenador do Campos é apontado como responsável por mandar executar Cícero Guedes".

Agora vejamos o que disse o MST/RJ em sua nota sobre o assunto:



"O acusado não possui nem nunca possuiu nenhum tipo de vínculo com o MST. Não participa de nenhuma de nossas instâncias. O acusado, ao contrário, representava interesses criminosos que pela força tentaram dominar o acampamento", diz a direção do Movimento no Rio de Janeiro em nota.

Dá para notar de cara que há uma distância enorme entre o fato e a versão que  a manchete da capa e o sub-título da matéria preparada pela Folha da Manhã procurar sugerir.

Ainda que esta supremacia sobre a pauta e a realidade, o que se espera de um veículo de imprensa que não queira cair em total descrédito é que não recorra a esquemas que distanciem tanto a realidade da versão que se vende dela.