quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Para Sérgio Cabral, só pode congelamento de salários!


Segundo o que informe hoje o Jornal O GLOBO (Aqui!), o (des) governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, está total inconformado com um proposta que está sendo pactuada em Brasília para amenizar os efeitos da redistribuição dos royalties do petróleo. Por esta fórmula haveria um congelamento dos royalties pagos pelos campos já licitados em 2012, havendo a redistribuição do excedente. 

O serelepe (des) secretário de Desenvolvimento do Rio de Janeiro, Júlio Bueno, teria afirmado que "isso não pode" (i.e., o congelamento do valor dos royalties) porque "não tem como se congelar um valor, é totalmente ilegal".

Pois bem, não fosse o (des) governo de Sérgio Cabral responsável por um bruto congelamento de salários dos servidores estaduais que hoje estão entre os piores do Brasil, e não fosse Júlio Bueno aquela mesma pessoa que disse que em vez de maxixe, preferiria a presença das siderúrgicas no Açu, estou pensaria que há algo de sério nessa repentina disposição para enfrentar Dilma Rousseff.

Mas,qual nada, essa suposta rejeição do inevitável é apenas para salvar a face de um acerto que certamente já foi feito dentro de quatro paredes.

Entretanto, se essa fórmula vingar, agora saberemos que há que aprofundar as cobranças pela transparência no uso de bilhões de reais que continuarão os cofres públicos do Estado e dos municípios fluminenses considerados produtores. Afinal de contas, até hoje pouco se viu de positivo de toda a dinheirama que a exploração do petróleo gerou.