quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Perguntar não ofende: Culto Ecumênico no Dia Nacional da Consciência Negra sem representantes da Umbanda e do Candomblé?



Segundo informa o site Ururau ( Aqui! ), o Conselho Municipal da Promoção de Igualdade Racial (CMPIR) realizará no dia 20/11), duas atividades para marcar o Dia Nacional da Consciência Negra. uma dessas atividades promovidas pelo CMPIR será um culto ecumênico acontecerá no auditório da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, às 10h, com as presenças do padre Márcio André dos Santos Ribeiro, e do pastor Carlos, da 7ª Igreja Batista do Parque Corrientes.

A pergunta que se coloca aqui é a seguinte: por que não teremos nesta cerimônia representantes da Umbanda e do Candomblé? Afinal de contas, não são poucos os residentes desta cidade, negros ou não, que professam estas duas expressões de religiosidade dos negros brasileiros.

Não custa lembrar que ao longo da história, e também recentemente, a perseguição aos cultos de origem africana tem sido umas das expressões mais cruéis da negação dos direitos políticos e de cidadania dos descendentes dos negros africanos que vieram para o Brasil, contra a sua vontade é preciso frisar, se tornar umas das matrizes essenciais da formação do povo brasileiro.