quarta-feira, 7 de novembro de 2012

LLX E OSX PROMOVEM ENCONTRO AMBIENTAL: SERÁ QUE VÃO EXPLICAR PORQUE ESTÃO CAUSANDO A SALINIZAÇÃO DAS TERRAS E ÁGUAS DO V DISTRITO?



A matéria abaixo foi publicada pelo site URURAU (Aqui!) dá conta de um encontro de dois dias que está sendo organizado pelo Grupo EBX em São João da Barra para "educar" crianças de mais de 30 escola s públicas sobre questões ambientais. Mas este "encontro" tem apoiadores ilustres, incluindo as secretarias Municipais de Educação e Cultura e de Meio Ambiente de São João da Barra e a Agência Nacional de Desenvolvimento Econômico-Social e Defesa Ambiental (Andesa)!

Afora a peculiar situação de ter-se uma corporação privada "ensinando" crianças de escolas públicas, o que se vê é uma operação bem azeitada para esconder os graves impactos que já estão sendo sentidos em São João da Barra por causa das intervenções realizadas pelo próprio Grupo EBX para a construção do Complexo Industrial-Portuário do Açu.

Num processo que mais lembre o ditado da raposa cuidando do galinheiro, este "encontro ambiental" é revestido de especial cinismo porque certamente muitas das crianças que estão sendo "educadas" pela LLX (X) e pela OS (X) estão tendo suas vidas mudadas radicalmente para pior por causa das expulsões promovidas para instalar o agora quase defunto Distrito Industrial de São João da Barra.

Mas o que mais me causa espécie é que passadas algumas semanas desde o aparecimento de evidências materiais sobre um grave processo de salinização de águas e terras no V Distrito de São João da Barra, a Prefeitura de São João da Barra (através de duas secretarias) e o governo federal (através desta desconhecida ANDESA) não tenham se lembrado de cobrar do Grupo EB (X) e de suas subsidiárias a imediato interrupção das atividades que estão destruindo os ecossistemas do V Distrito.

Do jeito que a coisa vai, ainda teremos alguém propondo o Eike Batista para Prêmio Nobel da Paz pelos serviços prestados na proteção ambiental do norte fluminense. Bom só se for o Prêmio Nobel da Paz dos Cemitérios!


LLX e OSX promovem encontro ambiental em São João da Barra 


Divulgação 




Mais de 30 escolas públicas participam do evento

Durante esta quarta-feira (07/11) e quinta-feira (08/11) mais de 30 escolas de São João da Barra participam do 1º Encontro do Ligado no Ambiente. Promovido pela LLX, que desenvolve o Superporto do Açu, no município, e a OSX, responsável pela Unidade de Construção Naval do Açu, o encontro tem como objetivo apresentar os resultados dos projetos desenvolvidos pelos alunos das escolas municipais, durante o ano letivo, dentro do escopo do Projeto de Educação Ambiental Ligado no Ambiente. O programa é realizado nas escolas do município através de parceria entre as empresas que atuam no Superporto do Açu, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria de Meio Ambiente de São João da Barra e a Agência Nacional de Desenvolvimento Econômico Social e Defesa Ambiental (Andesa).


No evento serão abordados assuntos como reciclagem, consumo sustentável de água e energia, hortas, cidadania, resíduos sólidos e coleta seletiva. O encontro das escolas do “Ligado no Ambiente” acontece em conjunto com a Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (FEMUCTI), promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São João da Barra. 

Os estandes estarão abertos à visitação pública, incluindo os alunos da rede municipal de ensino. Durante o encontro, as empresas fizeram a doação do ecomóvel – estante móvel com publicações, jogos e dvds de apoio ao ensino de educação ambiental - para escolas com 2º segmento (6º ao 9º ano) que também integram o projeto Ligado no Ambiente. 


SOBRE O PROGRAMA 

Diagnosticar e aumentar a conscientização sobre a realidade socioambiental dos alunos de São João da Barra e mostrar como os jovens do município podem se beneficiar com a chegada dos novos empreendimentos no município. Esses são alguns dos objetivos do programa de Educação Ambiental Ligado no Ambiente, realizado pela LLX e OSX, empresas do Grupo EBX, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria de Meio Ambiente de São João da Barra e a Agência Nacional de Desenvolvimento Econômico-Social e Defesa Ambiental (Andesa). 

Já em seu 2º ano, o programa é desenvolvido em escolas municipais de São João da Barra. Além de fazer um raio X da realidade socioambiental dos alunos, a iniciativa também promove a busca de soluções para os problemas detectados, formando assim uma agenda ambiental escolar para ser trabalhada ao longo do ano. Cidadania, resíduos sólidos, coleta seletiva, saúde e meio ambiente, gravidez na adolescência e drogas são alguns dos assuntos em pauta. O programa também desenvolve ações como a capacitação de professores e diversas oficinas pedagógicas nas escolas. 

A edição deste ano foi ampliada para abranger todo o ensino fundamental e contará com a participação de 150 educadores e 2.500 alunos de 16 escolas do ensino fundamental, além dos pais de alunos e a comunidade do entorno das escolas. A primeira fase do programa, em 2011, reuniu 50 profissionais de educação e 1.200 alunos de nove escolas do segundo segmento (6º ao 9º ano).