segunda-feira, 12 de novembro de 2012

“Dane-se Eike”… Chineses desistem do Açu por falta de estrutura


Por Esdras Pereira 

Deng-Qilin, Cabral e Eike. O vaso quebrou...

Nesse domingo, Deng Qilin, presidente da siderúrgica Wisco (Wuhan Iron and Steel Group Co. Ltd. Roll), a quarta maior produtora de aço da China, declarou à Agência Reuters, em entrevista publicada na Folha de São Paulo (AQUI), que a empresa desistiu do Açu, e apontou seus motivos:

“Ferrovias, terminais portuários – eles não construíram nada. O mercado também não está lá, portanto, nós paramos as conversas neste momento e não estamos pensando nisso”.

Ironicamente, a declaração foi dada apenas poucos dias depois do mega empresário Eike Batista esnobar a desistência da siderúrgica Ternium, vista inicialmente por ele como a “âncora” do Porto do Açu, quando declarou:

“o Açu se transformou em um polo para a indústria “offshore”. A Technip, a National Oilwell Warco, a Intermoore e a Subsea7 já estão colocando suas estruturas lá. Só esse pessoal paga R$ 100 milhões de aluguel, antes mesmo de o porto funcionar. Diante desse contexto, dane-se a siderúrgica” (AQUI).

Pois é, agora foi a vez dos chineses darem um “dane-se” a Eike, confirmando o que foi dito (AQUI) no dia 3 de julho.

Carla Machado esteve na China com Cabral e Eike

A empresa chinesa recebeu a visita da prefeita Carla Machado durante viagem internacional 2009, acompanhada pelo governador Sérgio Cabral e pelo empresário Eike Batista.

Na época, entusiasmada com a perspectiva de investimento em São João da Barra, a prefeita declarou: “Esse é um dia histórico para o nosso município. Estamos confirmando através dessa visita à China que São João da Barra vai ser um pólo de desenvolvimento para a região e para o país. Por isso, estamos investindo maciçamente em qualificação profissional para dar oportunidade de o nosso povo estar inserido nesse processo de desenvolvimento”, frisou a prefeita.

Diante do visível desmoronamento do castelo de cartas de Eike, agora resta saber o que o futuro reserva para o Porto do Açu.

E o curso de Mandarim, vai continuar?