sexta-feira, 2 de novembro de 2012

MST OCUPA USINA CAMBAHYBA EM CAMPOS


Cerca de 200 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam, na madrugada desta sexta-feira (2/11), o parque industrial da Usina Cambahyba, no município de Campos dos Goytacazes. O objetivo da ocupação é lembrar que naqueles fornos foram incinerados os corpos de dez militantes políticos torturados e assassinados pela ditadura militar e cobrar a agilização da desapropriação determinada pela Justiça federal. 

A usina é um complexo de sete fazendas que totalizam 2.800 hectares. Por decisão do juiz federal Dario Ribeiro Machado Júnior, no dia de 17 de junho último, o latifúndio foi considerado improdutivo. 

Além de não cumprir a função social da terra, as fazendas da Usina Cambahyba acumulam dívidas de milhões de reais com a União. O processo de desapropriação ficou paralisado 14 anos, desde que o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) considerou aquelas terras improdutivas e passíveis de serem desapropriadas para fins de reforma agrária.

O complexo de fazendas tem sido palco de todo tipo de violência: exploração de trabalho infantil e de mão de obra escrava, falta de pagamento de indenizações trabalhistas, além de crimes ambientais e despejos violentos. 

É a segunda vez que o MST ocupa parte da área da usina. A primeira foi em 2000. Seis anos depois, as polícias federal e militar, por decisão da Justiça Federal de Campos, despejaram as 100 famílias que haviam criado ali o assentamento Oziel Alves II. Houve agressões e prisões arbitrárias, casas foram demolidas e plantações destruídas.